Navegue
por categorias

Socorro: para se aventurar na água, no ar e em terra. E também para curtir todo o aconchego do interior

As praças bem cuidadas, a quase ausência de prédios e a população de cerca de 39 mil habitantes denotam que Socorro, a 138 quilômetros de São Paulo, é uma típica cidade do interior paulista. Mas não se deixe enganar por esse jeitão pacato e tranquilo: o município é especialista no quesito aventura! São tantas atividades com adrenalina que daria para passar um mês explorando suas trilhas, rios, mirantes e até grutas e cavernas para conseguir experimentar todo o lado radical do lugar.

Esta infinidade de atrações pode ser curtida por quem tem de 8 a 80 anos, já que as agências de ecoturismo, hotéis-fazenda, pousadas e complexos de lazer de Socorro oferecem atividades para todas as faixas etárias, incluindo visitantes com mobilidade reduzida, que lá conseguem praticar rafting, tirolesa, arvorismo e rapel, entre outras. O turismo acessível é tão presente no dia a dia local que a cidade tornou-se referência no assunto, tendo ganhado o Prêmio Rainha Sofia, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência, vinculado ao governo espanhol. 

O Rio do Peixe, que corta a cidade, é um dos points de aventura. Suas corredeiras são desbravadas pela turma da adrenalina em raftings e descidas de boia-cross, oferecidos pelas empresas ProximAventura e Rios de Aventura. Para quem não quer sentir tanto frio na barriga, a opção é o stand up paddle no rio, que pode ser praticado pela família toda e, como o rafting, é uma atividade pet friendly, ou seja, o participante pode levar junto seu animal de estimação.

Nos empreendimentos hoteleiros do município, a adrenalina também está mais do que garantida. O Hotel Fazenda Parque dos Sonhos oferece, para hóspedes e não hóspedes, um sem-fim de atividades, sendo a mais famosa a “tirolesa voadora”. Ao contrário das tirolesas tradicionais, em que o aventureiro desliza sentado, nessa ele vai de bruços e ganha a sensação de estar “voando”, até porque está a 140 metros de altura. Outro diferencial é que a “tirolesa voadora” tem um quilômetro de extensão, começando do lado do Estado de São Paulo e terminando em Minas.

Propiciar emoção para hóspedes e não hóspedes também é o lema da Pousada e Parque de Aventura Monjolinho, às margens do Rio do Peixe. Dentre as inúmeras atrações disponíveis, destaque para o arvorismo, eleito o melhor do Estado de São Paulo pela revista Aventura & Ação e cujo circuito é composto por 17 obstáculos distintos, terminando com uma minitirolesa de 80 metros.

Se sobram atividades “molhadas” e no ar, o mesmo se dá em terra firme. Dá para apostar em caminhadas de diferentes níveis, trilhas de mountain bike e até na exploração de uma caverna, a Quebra Corpo, considerada uma das maiores cavernas de granito no Brasil. Oferecido pela empresa ProximAventura, o principal atrativo desse caving é a transposição de diferentes obstáculos, além de permitir contato com um ecossistema diferenciado e único.

Destino de famílias e casais

Além da turma fã de adrenalina, Socorro recebe muitas famílias e casais, que encontram muito o que fazer se não forem assim tão radicais. Segundo a chefe de serviços turísticos da Secretaria de Turismo de Socorro, Deise Formagio, entre as principais atrações nessa linha estão o pôr do sol na Pedra da Bela Vista, um dos picos mais altos da cidade, que conta com bar, restaurante e chalés para quem quer passar a noite; o mirante do Cristo Redentor; o qual oferece uma bela vista para a paisagem de campos e colinas; e as compras no Espaço do Artesanato, na feira permanente de malhas, no Moda de Fábrica e no Circuito Outlet, onde se encontra uma enorme variedade de roupas. “E não pode faltar uma parada para experimentar um delicioso café da cidade, que é famosa pela produção de grãos comuns e especiais”, sugere Deise.

“De maneira geral, o público familiar sempre encontra o que fazer em Socorro, uma vez que ao longo do ano a cidade realiza diversas festas e eventos e os hotéis-fazenda oferecem recreação e programação especial para os meses de férias e feriados”, conta Deise Formagio, da Secretaria de Turismo da cidade. “Em breve, será realizada a tradicional Festa de Agosto, com shows gratuitos na Praça da Matriz e barracas de comida e artesanato espalhadas pelas ruas do centro”, completa ela.

E é claro que entre uma aventura aqui e um passeio ali, a fome vai aparecer – e pode ter certeza de que o estômago será muito bem saciado pelos pratos servidos na cidade, que têm gosto de comida da roça, influenciados pela proximidade com o Estado de Minas Gerais. Um típico café da tarde caipira é servido em locais como Rancho Pompeia, Sabores do Currupira e Fazenda Sant’Ana – esse último pede reserva prévia para os interessados em fazer tal refeição lá. No Horto Municipal, o visitante também pode tomar um café caipira feito pelo núcleo de turismo rural. Pratos e porções à base de tilápia são outro clássico, e a cidade conta com marcas próprias de bebidas, como o Café 7 Senhoras, as cachaças do Alambique Pioneira e as cervejas artesanais da Quinta do Malte, sem contar a grande variedade de marcas de cerveja encontradas na EcoBier. 
 

Vai lá

É possível fazer o trajeto até a cidade de carro ou ônibus. Para quem vai até um hotel-fazenda e geralmente não sai de lá por causa das atividades e da extensa programação oferecida, é possível ir de ônibus e, ao chegar a Socorro, pegar um táxi até o hotel. No entanto, para quem viaja com foco nas atrações de aventura, o melhor é ir de carro, pois os complexos que oferecem essas atividades são distantes uns dos outro.

Para mais informações, visite o site da cidade: www.socorro.tur.br.

 

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br