Navegue
por categorias

Curta a natureza mágica e misteriosa do Jalapão

Destino popular pelos atrativos naturais e contato com a beleza selvagem, o Jalapão, localizado no estado do Tocantins, promete surpreender os turistas que chegam ao local com o objetivo de se conectar à natureza. Por ano, cerca de 13 mil pessoas visitam o lugar e ficam fascinadas com a biodiversidade.

Henrique Abreu, fundador da Jalapão Expedições Ecotrip, se apaixonou pela exuberância do Parque Estadual do Jalapão durante uma viagem em 2010, quando ainda era estudante de Ciências Biológica. Tanto foi o deslumbramento pela região, que fez dela seu dia a dia. “O Jalapão tem muita beleza natural, e junto com essa beleza tem seus povos tradicionais, os quilombos, sua cultura e culinária peculiares da região”, conta o empresário.

Grande parte das atividades para curtir no Jalapão fica entre as cidades de São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e Mateiros.  São cerca de 34 mil km² cortados por rios e cachoeiras de águas cristalinas. Segundo Henrique Abreu, as atividades mais populares são Rapel, Tiroleza, Trekking leve e Rafting leve. “Todas podem ser praticadas por qualquer pessoa. Porém, para quem já tem o hábito de praticar exercícios físicos, existem as práticas do turismo de vivência com trekking de 6km a 20km, e outras atividades mais radicais”, explica.

Em 5 dias, é possível explorar muitos dos pontos turísticos do Jalapão, mas para quem tiver tempo e disposição física, uma viagem de 8 dias é o ideal. Na mala, não podem faltar protetor solar, óculos de sol, repelente, paciência e amor pela natureza! O Jalapão, assim como o Cerrado, tem duas estações bem definidas: uma de outubro a março, que é quente e úmida; e outra de abril a setembro que é quente e seca. Henrique Abreu conta que cada estação tem seu encanto. “A vegetação muda completamente, mas a natureza é linda e convidativa em ambas as datas. Na estiagem, o Rio Novo fica com uma coloração menos cristalina, mas os fervedouros e cachoeira do Rio Formiga continuam lindos”, diz o empresário. Durante a época chuvosa o rafting é proibido, por isso é bom programar a viagem pensando nisso, caso essa prática seja o que você procura na região.


Vai Lá

O Jalapão é riquíssimo em belezas naturais para conhecer, mas algumas não podem ficar de fora do roteiro. Algumas delas são:

Dunas do Jalapão: cartão postal da região, as Dunas do Jalapão são formações arenosas que formam um belíssimo espetáculo natural. O lugar chega a lembrar um deserto, e reflete o dourado do sol, emoldurando a paisagem de tirar o fôlego!

Cachoeira do Formiga: não é uma simples cachoeira. É uma pequena queda que deságua numa piscina de água azul-esverdeada de beleza indescritível. Quase um oásis envolto por vegetação em meio ao deserto!

Fervedouros: são mais de 13 pequenas lagoas onde é impossível afundar! As nascentes no fundo dessas lagoas brotam água sem parar, e se misturam à areia fina. Isso faz com que a areia se dissolva, causando a impressão de “fervura”, e aumentando a densidade da água. A beleza em volta torna os fervedouros ainda mais mágicos!

abeta naui worldadventuresociety radiobandeirantes bandnewsfm canaloff 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada overlanderbrasil cinemark colunadeturismo diariodoturismo extremos feirasenegocios gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro /revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque qualviagem revistaviajemais travejante Vagabundo.Profissional viajaresimples viajandoporesporte viva-saude webventure woohoo fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br