Navegue
por categorias

Curta a natureza mágica e misteriosa do Jalapão

Destino popular pelos atrativos naturais e contato com a beleza selvagem, o Jalapão, localizado no estado do Tocantins, promete surpreender os turistas que chegam ao local com o objetivo de se conectar à natureza. Por ano, cerca de 13 mil pessoas visitam o lugar e ficam fascinadas com a biodiversidade.

Henrique Abreu, fundador da Jalapão Expedições Ecotrip, se apaixonou pela exuberância do Parque Estadual do Jalapão durante uma viagem em 2010, quando ainda era estudante de Ciências Biológica. Tanto foi o deslumbramento pela região, que fez dela seu dia a dia. “O Jalapão tem muita beleza natural, e junto com essa beleza tem seus povos tradicionais, os quilombos, sua cultura e culinária peculiares da região”, conta o empresário.

Grande parte das atividades para curtir no Jalapão fica entre as cidades de São Félix do Tocantins, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e Mateiros.  São cerca de 34 mil km² cortados por rios e cachoeiras de águas cristalinas. Segundo Henrique Abreu, as atividades mais populares são Rapel, Tiroleza, Trekking leve e Rafting leve. “Todas podem ser praticadas por qualquer pessoa. Porém, para quem já tem o hábito de praticar exercícios físicos, existem as práticas do turismo de vivência com trekking de 6km a 20km, e outras atividades mais radicais”, explica.

Em 5 dias, é possível explorar muitos dos pontos turísticos do Jalapão, mas para quem tiver tempo e disposição física, uma viagem de 8 dias é o ideal. Na mala, não podem faltar protetor solar, óculos de sol, repelente, paciência e amor pela natureza! O Jalapão, assim como o Cerrado, tem duas estações bem definidas: uma de outubro a março, que é quente e úmida; e outra de abril a setembro que é quente e seca. Henrique Abreu conta que cada estação tem seu encanto. “A vegetação muda completamente, mas a natureza é linda e convidativa em ambas as datas. Na estiagem, o Rio Novo fica com uma coloração menos cristalina, mas os fervedouros e cachoeira do Rio Formiga continuam lindos”, diz o empresário. Durante a época chuvosa o rafting é proibido, por isso é bom programar a viagem pensando nisso, caso essa prática seja o que você procura na região.


Vai Lá

O Jalapão é riquíssimo em belezas naturais para conhecer, mas algumas não podem ficar de fora do roteiro. Algumas delas são:

Dunas do Jalapão: cartão postal da região, as Dunas do Jalapão são formações arenosas que formam um belíssimo espetáculo natural. O lugar chega a lembrar um deserto, e reflete o dourado do sol, emoldurando a paisagem de tirar o fôlego!

Cachoeira do Formiga: não é uma simples cachoeira. É uma pequena queda que deságua numa piscina de água azul-esverdeada de beleza indescritível. Quase um oásis envolto por vegetação em meio ao deserto!

Fervedouros: são mais de 13 pequenas lagoas onde é impossível afundar! As nascentes no fundo dessas lagoas brotam água sem parar, e se misturam à areia fina. Isso faz com que a areia se dissolva, causando a impressão de “fervura”, e aumentando a densidade da água. A beleza em volta torna os fervedouros ainda mais mágicos!

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br