Navegue
por categorias

Performance e superação na ASICS Golden Run etapa Rio de Janeiro

No dia 30 de julho, os apaixonados por corrida poderão testar seus limites e explorar o prazer da conquista na ASICS Golden Run, evento esportivo que terá sua próxima etapa no Rio de Janeiro. A corrida, de 21km, acontece desde 2011 com o nome de ASICS Golden Four e cresce ano após ano. “Em 2016, com algumas alterações no formato, lançamos a ASICS Golden Run – a corrida pelo ouro – e em 2017 expandimos para 8 capitais latinas, incluindo Santiago no Chile, Buenos Aires na Argentina e Lima no Peru”, conta Gustavo Petry, gerente de sports marketing da ASICS.

O percurso da prova em 2017 é inédito. Com largada no Leblon, inclui toda a orla principal da cidade, aeroporto Santos Dumont e chega na orla de Botafogo. De acordo com Alexandre Maximiliano, treinador da Start Assessoria Esportiva, o trajeto é praticamente todo plano, porém com dificuldades. “O primeiro obstáculo é o calor, por isso os participantes devem ingerir bastante liquido nos dias anteriores e no dia do evento beber cerca de 100ml de líquidos em todos os postos de hidratação”, ressalta Maximiliano. Para isso, os atletas terão 6 pontos de hidratação e atendimento médico à disposição ao longo do percurso, contendo água, isotônico em 5 deles, e gel de carboidrato em outros dois momentos.

A ASICS Golden Run é uma meia maratona, distância considerada de nível intermediário, pois comporta atletas experientes em busca de performance e também amadores dedicados, já que requer um mínimo de treinamento e dedicação. “É uma prova que traz a performance, intrínseca ao DNA da ASICS, e a emoção da superação, mas que também pode ser democrática e divertida para quem ama correr”, diz Gustavo Petry. O principal público da prova são os amantes de corridas de rua entre 35 e 50 anos, mas não há restrição quanto à idade. “O evento pretende engajar o maior número de pessoas possível para a prática de atividade física, em especial a corrida de rua”, afirma Petry.

Para chegar bem à ASICS Golden Run e conquistar o objetivo de terminar a prova, é necessário manter uma rotina de treinos, especialmente se o atleta for iniciante na distância de 21km. “Quem está começando, mas já corre 10km, deve começar a preparação para os 21km no mínimo 3 meses antes da prova, fazendo uma corrida longa de 16km para ir se acostumando a distancias maiores”, sugere o treinador Maximiliano.

Durante a corrida, o especialista aconselha o uso de roupas leves. “Cuidado, pois às vezes no horário da largada a temperatura está bem mais amena do que no meio e no final da prova. Portanto, utilize uma roupa imaginando seu horário de chegada e não o de largada”, alerta Max. Outro ponto de atenção, segundo o treinador, são as curvas, que devem ser bem tangenciadas para evitar correr uma distância maior.

Vai Lá

A ASICS Golden Run etapa Rio de Janeiro acontece no próximo dia 30 de julho, com largada às 7h, na Avenida Delfim Moreira, Posto 12, Leblon. Todas as informações sobre o percurso completo, a organização da prova, e as inscrições, podem ser encontradas no site http://www.asicsgoldenrun.com/21k2017/rio-de-janeiro/.