Navegue
por categorias

Lugares para explorar no Maranhão

Com riquezas naturais e culturais inestimáveis, o Maranhão é um daqueles lugares a serem incluídos na lista de destinos de qualquer viajante que deseja explorar o Brasil! Ao longo de todo o ano, o seu povo simpático, simples e acolhedor recebe turistas do mundo. Com clima tropical e temperatura média de 26 ºC, o Maranhão tem períodos de chuvas, umidade e seca, e as melhores condições para visitas são de agosto a dezembro.

Segundo Marcela Mendes, da Secretaria do Turismo do Maranhão, que desenvolve um programa para aprimorar a infraestrutura do turismo local, as atrações do estado incluem o centro histórico da capital São Luis, os famosos Lençóis Maranhenses, a Chapada, cachoeiras e praias. O órgão terá um estande na Adventure Sports Fair, o principal evento da América Latina dedicado ao mercado de esportes e turismo de aventura, de 27 a 29 de outubro no São Paulo Expo (SP).

A variedade de pratos, resultado das culturas que formam o estado, é uma atração à parte e atende a todos os paladares. “O carro-chefe é o arroz de cuxá, que vai muito bem com frutos do mar e tem como principal ingrediente uma folha azedinha chamada vinagreira, além de camarão seco e gergelim”, conta Marcela.

A viagem ao Maranhão pede pelo menos três dias por atração para aproveitar cada detalhe dos principais pontos turísticos. Para ajudar na elaboração da viagem, a representante da Secretaria de Turismo do estado conta um pouco dos lugares mais interessantes para se conhecer no Maranhão:  
                              

Centro Histórico de São Luís

A uniformidade, beleza simples e regular dos imóveis do Centro Histórico de São Luis formam um dos maiores conjuntos arquitetônicos de essência portuguesa ainda preservados da América Latina, fatores que levaram este conjunto a compor a lista da Unesco de patrimônios culturais do mundo, em 1997. A região concentra museus, centros de cultura, teatros, cinema, bares, restaurantes, feira e uma infinidade de lojas de artesanato. Estão ali também praças, charmosos becos, escadarias, ladeiras e algumas das mais belas ruas da parte histórica da cidade, como a Rua Portugal e Rua do Giz e Largo do Comércio.
 

Alcântara

A pequena cidade é localizada em plena Amazônia Legal, cercada por praias e ilhas desertas. Orgulha-se de ser a primeira cidade histórica amazônica reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN. Suas principais atrações podem ser visitadas a pé, em calmos passeios pelas ruas calçadas de pedra do seu Centro Histórico, passando pela Praça da Matriz, visitando a Casa da Câmara e Cadeia, o Museu Histórico e Artístico de Alcântara, a Casa do Divino e as igrejas coloniais. Com um pouco mais de tempo, pode-se também fazer passeios de barco pelos igarapés amazônicos e visitar ilhas como a do Livramento, considerada a mais bela praia de Alcântara. De lá, é possível observar o voo dos guarás, aves de plumagem vermelha, encontradas com frequência na região.
 

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Ao todo, esse lugar único ocupa 155 mil hectares e visa preservar um fenômeno geológico raro: tecnicamente um deserto repleto de dunas de areia branca, algumas chegando a 40 metros de altura, formando um imenso lençol às margens do Oceano Atlântico, adentrando cerca de 50 Km ao continente e se estendendo por mais de 70 Km de praias desertas. Em função das chuvas intensas, que se estendem de janeiro a julho, formam-se em meio às montanhas de areia branca inúmeras lagoas de água doce e cristalina, em tons de azul e verde, parada obrigatória de quem caminha ali. A cada duna que se sobe, revelam-se, em meio ao deserto, paisagens deslumbrantes e incomuns pelas diferentes geometrias das areias moldadas pelos ventos, pela luminosidade e pelos tons contrastantes a cada período do dia, a cada estação. A melhor época para visitação é de julho a outubro, quando as lagoas estão cheias e são indicadas para mergulhos.
 

Parque Nacional da Chapada das Mesas

No sul do Maranhão, a região se caracteriza pela presença de morros em forma de mesetas (daí o nome do parque), esculpidos pela ação dos ventos e das chuvas. Outros diferenciais são os cursos d’água, as muitas cachoeiras, que têm como expressão máxima a de Pedra Caída, e as belas paisagens em um cenário dominado pelo cerrado, habitat de uma fauna diversificada. Com tantos atrativos, não poderia ser diferente: o Parque da Chapada das Mesas se transformou em uma região de forte potencial turístico no estado e hoje é procurada por quem busca por tranqüilidade, fazer belos passeios, ter contato com a natureza, e claro, esportes radicais.
 

Delta das Américas

Terceiro maior delta oceânico do mundo formado pelos principais afluentes do Rio Parnaíba, o Delta das Américas assemelha-se a uma mão aberta onde os dedos representariam esses afluentes, que se ramificam formando um grandioso santuário ecológico. Este impressionante paraíso natural é formado por imensas florestas de manguezais, matas ciliares, água doce e água salgada, praias, dunas, mais de 70 ilhas e ilhotas, restingas, caatingas litorâneas. A visita parte de excursões náuticas que saem de Tutóia e Araioses.
 

Raposa

O próspero povoado de Raposa, hoje município, surgiu a partir dos anos 50 e começou a se desenvolver com a chegada de pescadores cearenses oriundos do município de Acaraú (CE), que levaram consigo suas mulheres, as conhecidas rendeiras de bilro do município. Isto garantiu ao local as principais características da atual fonte de renda da comunidade: a pesca e a renda de bilro. Local ideal para visitantes que buscam passeio náutico, belas paisagens e saborosos pratos de frutos do mar. Quem vai à pequena cidade tem como destino preferido a Praia de Carimã, conhecida pelas belezas das chamadas Fronhas Maranhenses.
 

Vai lá

Mais informações, no site da Secretaria do Turismo do Maranhão http://www.sectur.ma.gov.br/.

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br