Navegue
por categorias

Como se preparar para uma escalaminhada na Pedra do Elefante

Além das praias e paisagens incríveis, o Rio de Janeiro proporciona atividades únicas de conexão com a natureza. Uma delas é a escalaminhada na Pedra do Elefante. A subida não chega a ser uma escalada, mas pode ser classificada como uma trilha mais puxada. Dalmo Dias, empresário e fisioterapeuta apaixonado por ecoturismo, conta que a subida e a descida da Pedra do Elefante levam em torno de 3 horas, e pessoas de todas as idades podem curtir a atividade.  “Nesta trilha eu vi crianças subindo e fazendo a escalaminhada com supervisão e ajuda do pai. Acredito que até idosos em plena condição de saúde possam subir tranquilamente”, afirma Dalmo.

A escalaminhada é um mix de trilha com subida de pontos altos. Diferente da escalada, não é necessário usar equipamentos de proteção, e não há paredes muito íngremes para subir. É possível chegar ao topo apenas se apoiando em pedras e raízes, com a ajuda de um bom tênis de trilha.

O percurso para subir a Pedra do Elefante tem cerca de 1,5 km e exige um certo condicionamento físico. “Uma pessoa que está acostumada a fazer trilhas de nível intermediário consegue fazer uma escalaminhada”, conta Dalmo. Por isso, não é necessário ter um preparo específico. A recomendação é apenas manter o corpo em movimento. Então, se você frequenta academia ou pratica qualquer exercício regularmente, vai tirar a escalaminhada de letra! Mas se atividades físicas não estão na sua rotina, é melhor introduzir caminhadas e exercícios simples para ganhar fôlego.

Além dos benefícios da atividade física, a escalaminhada na Pedra do Elefante proporciona um visual incrível, repleto de mata atlântica. Durante o passeio é possível até mesmo ver animais silvestres como mico-leão, maritaca, tucano-de-bico-preto e muitos outros.
 

Vai Lá

O acesso à Pedra do Elefante é pela Estrada da Serrinha (RJ 102), próximo ao bairro de Itaipuaçu, em Maricá, Rio de Janeiro. O ideal é chegar ao local bem cedo, antes que o sol comece a esquentar muito, pois as pedras e o solo muito quentes podem dificultar a escalaminhada. Do topo, os aventureiros podem curtir a vista da Praia de Itaipuaçu e o Costão de Itaquatiara. Depois da escalaminhada, ainda dá para cair no mar da praia de Itaquatiara, que fica bem próxima da Pedra do Elefante. Uma ótima opção para descansar e tomar uma água de coco!

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br