Navegue
por categorias

Pilotagem off road para Big Trails: curso e técnicas para levantar poeira sobre duas rodas

A pilotagem off road com motos Big Trails, uma das categorias mais praticadas pelo motociclismo brasileiro, é um dos prazeres de homens bem-sucedidos, de 30 a 60 anos, que se reúnem em grupos para curtir trilhas sobre duas rodas nas áreas rurais do Brasil e do mundo. Aos novatos uma boa notícia: há cursos de pilotagem off road, que ensinam os conceitos básicos na teoria e prática. Juliano Generali, da Moto Atacama, uma das escolas de pilotagem off road e organizadora de viagens para a prática do esporte, explica como dominar as duas rodas na terra! 

O curso Introdução de Pilotagem off road da Moto Atacama tem duas etapas. A teórica esclarece os conceitos básicos de pilotagem, posicionamento correto do corpo e controle dos comandos em diferentes situações e terrenos. Já as aulas práticas começam com exercícios básicos de familiarização com as motos em uma pista plana, onde os instrutores fazem diversas demonstrações e auxiliam os participantes a repetirem várias vezes até se sentirem confortáveis e partirem para os circuitos. “Nessa etapa, são realizados exercícios de posicionamento correto em pé e sentado, curvas com contrapeso, frenagem, subida e descida, experimento de diferentes terrenos, como pedra e areia”, esclarece Juliano.

A Moto Atacama ressalta que o condicionamento físico do piloto e uma moto bem revisada, com pneus próprios e acessórios de proteção, são fundamentais para uma boa performance. Além disso, previnem lesões e acidentes. “Aprimorar as técnicas traz segurança para o piloto e ele poderá usufruir muito mais de sua moto”, reforça Juliano.
Confira cinco técnicas fundamentais para pilotagem off road, segundo a Moto Atacama:
 
1)    Olhe para onde você quer ir: técnica mais importante em qualquer tipo de pilotagem.

2)    Suavidade e progressão na aceleração e na frenagem: como a terra não proporciona o mesmo gripe que o asfalto, é fundamental ser cuidadoso na aceleração e na frenagem. Por isso, movimentos suaves e progressivos são importantes para uma pilotagem segura.

3)    Calibre os pneus adequadamente: recomendamos usar cerca de 25 libras em ambos os pneus, enquanto no asfalto a recomendação é algo em torno de 36 a 42. Pneus murchos aumentam a área de contato com o solo e melhoram o gripe.

4)    Aceleração constante: manter a aceleração significa manter a tração, condição que deixa a moto em pé. Como os terrenos são irregulares, com areia e pedras, a aceleração constante faz com que esses obstáculos sejam superados. Muitas vezes a inércia é necessária além da velocidade em si.

5)    Relaxe: é muito comum pilotos com pouca experiência ficarem muito tensos, porém a tensão compromete a pilotagem. O importante é estar concentrado, não tenso. Respirar fundo e manter o tronco relaxado evita a fadiga, fazendo com que o piloto aproveite muito mais o passeio. 


 Vai lá!

•    Basta ser habilitado para fazer um curso de pilotagem off road.

•    Estreantes devem providenciar máquinas na linha big trails, com motores a partir de 600 cc, prontos para rodarem na terra e no asfalto por longas distâncias, como a MultiStrada Enduro, da Ducati, a linha GS, da BMW, a Africa Twin, da Honda, e a Teneré, da Yamaha.

•    Minas Gerais tem diversas opções de passeios off Road, assim como a Serra da Canastra. Você também pode aproveitar o Pantanal, no Mato Grosso do Sul, as serras de Santa Catarina e o Jalapão, no Tocantis, para pilotos com nível mais avançado.

•    O próximo curso da Moto Atacama acontecerá dia 15 de julho em Itu, São Paulo, e já existem outras datas programadas até o fim de 2017. 
http://motoatacamaentretenimento.com.br/

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br