Navegue
por categorias

Ecoturismo na Chapada dos Guimarães

Um dos destinos mais conhecidos de ecoturismo no Brasil, a Chapada dos Guimarães, localizada a 69 km de Cuiabá (MT), tem paisagens naturais estonteantes. Seus paredões de arenito avermelhado criam um cenário imponente da geografia, fauna e flora local. Trekkings, grutas, banhos em águas cristalinas, mirantes panorâmicos e sobrevoo de araras vermelhas são algumas das experiências possíveis nesse paraíso do cerrado.

Com passeios para famílias e também para os mais aventureiros, recomenda-se visitar a Chapada dos Guimarães por sete dias para aproveitar ao máximo o ecoturismo local. A dica é de Luanda Jasmin, da agência Chapada Off Road, especializada em guiar turistas pela região. 

“Apesar da disponibilidade de transporte intermunicipal partindo de Cuiabá, o acesso é mais fácil com locação de carro ou traslado feito com as agências locais”, diz a agente. Esses serviços incluem o transporte para o ponto inicial das atrações, que costumam ser distantes a pé e algumas precisam de um carro 4x4 para acesso.

A cidade, que recebe o mesmo nome do Parque Nacional, oferece hospedagem para todos os gostos, desde campings econômicos, hostels, pousadas, hotéis simples e até hotéis com estrutura para day-use. “Também é possível se hospedar em Cuiabá e subir a serra todo dia, mas isso toma certo tempo e se torna mais desgastante”, esclarece Jasmin.
 

Confira os cinco passeios imperdíveis listados pela Chapada Off Road: 

Cidade de Pedras: um passeio de caminhada curta, que pode ser feito em meio dia, mas de visual impressionante. Caminha-se próximo à margem dos grandes paredões de arenito, que caracterizam a Chapada dos Guimarães;

Vale do Rio Claro: visão oposta da Cidade de Pedras, contemplando os gigantes paredões de baixo para cima. É possível tomar banho nas águas cristalinas de poços próximos à nascente do Rio Claro e nadar junto aos peixes. Realizado no mesmo dia que o “Cidade das Pedras”, ambos destacam a beleza da região;

Circuito das Cachoeiras: tour muito conhecido, para tomar banho em lindas e aconchegantes quedas d'água;

Circuito das Cavernas: também muito procurado, este passeio leva da conhecida Caverna Aroe Jari, maior caverna de formação de arenito do Brasil, à bela Gruta da Lagoa Azul e outras atrações fascinantes;

Morro do São Jerônimo: passeio para os amantes das caminhadas, este trekking apresenta um nível de dificuldade maior, tendo partes em que é quase uma escalada. Sobe-se no ponto mais alto do Parque Nacional.
 

Vai lá

 

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br