Navegue
por categorias

As belezas do Fim do Mundo na inesquecível Mountain Do

Corredores amadores e atletas que gostam de explorar novos terrenos pelo mundo vão se encantar pela Mountain Do, na cidade de Ushuaia. Localizada na região da Patagônia Argentina, o local é conhecido como "fim do mundo". Capital da província de Terra do Fogo, Ushuaia carrega esta fama por estar no extremo sul do continente americano.

A Mountain Do, competição pioneira em Trail Running, é promovida pelo brasileiro Euclídes Santos, mais conhecido como Kiko, corredor e sócio da SportsDo. Segundo ele, o Fim do Mundo foi escolhido para fazer referência ao fogo, completando os quatros elementos (terra, ar e água), que simbolizam o percurso completo da competição internacional. Além de Ushuaia, os demais trechos que complementam os quatro elementos são: Florianópolis, que simboliza a água, Deserto do Atacama, no Chile, que representa a terra, e o Vale Sagrado de Macchu Picchu, no Peru, que corresponde ao ar.

Com a primeira edição em 2014, a Mountain Do no Fim do Mundo desafia corredores iniciantes e profissionais a percorrer pela natureza da região, já que oferece percursos de 10km, 21km e 42 km de distância.

Kiko conta que, como a Terra do Fogo faz parte das Ilhas Antárticas, a previsão do tempo pode mudar a cada três ou quatro horas, criando obstáculos climáticos durante a corrida, mas que impressionam pela beleza ímpar do local.

Entre os trechos mais bonitos do percurso está a travessia pela Baía de Lapataia, marco onde termina a Ruta 3. Essa é a estrada que começa no Alaska, literalmente no "fim do mundo", a cerca de 17km do ponto mais norte do planeta, acrescenta Kiko.

Unir a corrida à experiência proporcionada pela natureza é uma ótima desculpa para viajar e provavelmente maior prazer de quem decide correr em um destino como Ushuaia, acredita o organizador da Mountain Do. Ele sugere aos corredores: "corra sempre para se divertir, sem pressa de chegar e curtindo cada momento do percurso da prova. Fazer com paixão é sempre mais prazeroso".


Vai lá

A próxima Mountain Do no Fim do Mundo acontecerá em 2018. Ainda dá tempo de novos corredores aventureiros conseguirem se preparar para o desafio!

A prova é limitada a 800 competidores, por isso fique atento à abertura das inscrições.