Navegue
por categorias

Superação dos limites e força na Ultramaratona de Comrades

A cidade litorânea de Durban, na África do Sul, recebe todos os anos uma prova que traduz o desejo do homem de superar os obstáculos da natureza: a Ultramaratona de Comrades. O trajeto tem cerca de 89 quilômetros de distância, com alto nível de dificuldade, passando por um percurso de asfalto com muitas variações de subidas e descidas. A prova foi criada em 1921, em homenagem aos soldados da África do Sul que lutaram na 1ª Guerra Mundial.

O ultramaratonista Carlos Dias, eleito Super Humano pelo The History Channel, correu a Ultramaratona de Comrades pela primeira vez em 1998. “Essa foi a minha segunda ultramaratona na carreira e a primeira fora do Brasil. Percorri os 89.7 km em 11 horas, 1 minuto e 27 segundos, e só não peguei a medalha porque fiz um tempo de apenas 1 minuto e 27 segundos acima do limite. A prova foi determinante para eu continuar a acreditar que poderia ir mais longe nas corridas”, relembra o atleta.

Dias conta que, com muita persistência, conseguiu patrocínio da empresa onde trabalhava depois de negar uma carona do presidente, já que aproveitava o trajeto de casa até o trabalho como parte dos treinos! “Ele ficou curioso e acabou patrocinando minha ida à Ultramaratona de Comrades“, comenta o corredor.

Apenas os atletas muito experientes, e com participação comprovada em maratonas oficiais, podem se inscrever na Ultramaratona de Comrades. E para uma prova tão desgastante, o preparo também precisa ser intenso. É necessário manter um ritmo de corridas longas todos os dias, além de treinar pelo menos algumas vezes em terrenos parecidos com o ambiente da prova, para acostumar o corpo e sentir o ritmo. Dias corria 18 quilômetros todos os dias de casa ao trabalho, e aos finais de semana corria entre 40 e 50 quilômetros na Serra da Cantareira. Pelo menos uma vez por mês, o atleta também fazia o percurso de São Bernardo do Campo a São Vicente, no litoral paulista, trajeto de aproximadamente 65 quilômetros. Persistência, foco e resistência com força total!

Dias ressalta ainda que é necessário, antes da prova, fazer exames de sangue, ergoespirométrico e montar uma equipe para acompanhamento pessoal com um médico do esporte, nutricionista e educador físico ou fisioterapeuta, para juntos buscar uma estratégia de preparação e prevenção de lesões. “Para qualquer prova que exija muito do corpo, o atleta precisa conhecer seu potencial”, completa.

Na opinião de Dias, a parte mais difícil da prova fica entre 60 e 75 quilômetros, onde as subidas se intensificam. O segredo para superar o trecho? Mente sã! “Eu aprendi ao percorrer provas perto dos 100 km que além de ter um bom treinamento físico e manter o equilíbrio do corpo, a parte mental irá ditar a qualidade no percurso. Se o atleta tiver um porquê forte ele irá além dos momentos difíceis de qualquer prova”, afirma.

Um ponto forte da Ultramaratona de Comrades é a organização da prova. Os pontos de hidratação ficam distribuídos a cada 4 quilômetros e há sempre equipe médica disponível ao longo de todo o percurso. A população local também recebe instruções dos organizadores sobre como acolher os atletas. O toque especial fica por conta dos caminhões que acompanham o trajeto com corais de crianças das escolas locais cantando para incentivar os corredores. Um banho de motivação!

Para os ultramaratonistas de todo o mundo, a Ultramaratona de Comrades é um símbolo de referência em provas de longa distância e de respeito e valorização dos atletas. O desafio de enfrentar os próprios limites une os atletas em um clima de confraternização! “A festa feita pelos corredores ao longo do percurso e a chegada a um jóquei com muitas pessoas aplaudindo cada atleta, não importando colocação, trazem uma sensação indescritível”, conta Dias, que pretende repetir a experiência em 2018.

Vai lá

Em 2017, a Ultramaratona de Comrades acontece no dia 04 de junho. Todas as informações sobre inscrições, percurso, hospedagem, viagem e notícias, podem ser encontradas no site oficial da prova http://www.comrades.com/.