Navegue
por categorias

As melhores escaladas, segundo os aventureiros

O número total de cumes, morros e montanhas no mundo é incontável. Apesar disso, não dá para negar que cada escalada é uma aventura diferente. São tantas opções para a prática de escalada que nem mesmo alguém com muita experiência no assunto consegue escolher apenas um lugar como sua melhor escalada. Maximo Kausch, por exemplo, tem um recorde no Guinness como a pessoa que mais escalou montanhas acima de 6 mil metros e diz que é impossível escolher sua preferida: “Já escalei mais de 200 montanhas e cada uma delas têm pontos positivos e negativos”, explica.

Mas o currículo dos montanhistas não para por aí, outro brasileiro que se destaca como um dos principais alpinistas é Waldemar Niclevicz, que já escalou o Everest duas vezes, o K2, considerada a montanha mais difícil do mundo, e foi o primeiro brasileiro a completar os Sete Cumes. Segundo ele, “obstinação, paixão e disciplina” são as características necessárias para alcançar seu objetivo na escalada.

Já Pedro Hauck, que possui 20 anos de experiência e atualmente é considerado o brasileiro que mais escalou montanhas acima de 6 mil metros, conta um pouco da sua experiência: “Com 18 anos, logo depois do ensino médio, fiz uma viagem de carona onde percorri 10 mil km. Passei pela Argentina e Chile, onde escalei 5 montanhas, uma delas com quase 6 mil metros. Voltei para casa 6 meses depois e essa foi minha maior aventura, totalmente de improviso. Uma das montanhas que mais gostei de escalar foi o vulcão Sierra Nevada na divisa do Chile com a Argentina”.

Hoje, Hauck se dedica a escalar montanhas mais afastadas e desconhecidas e tem orgulho de seu título como alpinista. “Há pouquíssimas pessoas no mundo que já superaram esta marca. Inclusive, já cheguei a ser pioneiro em alguns cumes e pude ter o privilégio de dar nomes a montanhas acima de 5 mil metros”, diz.

Segundo os profissionais, para se dedicar ao montanhismo é necessário treinar, se preparar física e psicologicamente e evoluir de acordo com seu próprio ritmo. Também é importante ter consciência dos desafios, mas ainda assim, a prática do montanhismo e escalada é considerada uma das melhores e mais benéficas no segmento de esporte de aventura.

Vai lá:
Os maiores custos para escaladas na natureza são com equipamentos, instrutores ou guias. Alguns locais exigem pagamento de uma taxa simbólica para a manutenção.

No Brasil:

●     Serra do Cipó - MG: A Serra do Cipó, que está localizada em uma área de proteção ambiental, abriga uma grande quantidade de vias esportivas que se caracterizam por exigir do escalador estilo atlético e explosivo. É considerado por muitos como o vestibular de qualquer escalador que deseja colocar à prova sua capacidade. A melhor época para visitar a Serra do Cipó é no período de secas, que vai de Maio à Setembro. Para chegar até lá, é indicado ir de carro. No entanto, há ônibus que saem em dois horários (um de manhã e outro no final da tarde) de Belo Horizonte para o Parque da Serra do Cipó.  

●     Rio de Janeiro - RJ: A cidade do Rio de Janeiro seguramente é a cidade em que mais há qualidade e variedade de tipos de vias disponíveis. É possível escalar nos Morros da Urca e da Babilônia, além do Pão de Açúcar e outros pontos turísticos da capital carioca. É recomendado procurar algum guia ou instrutor da Companhia da Escalada. Para mais informações acesse o site da Companhia da Escalada ou ligue (21) 2567-7105.  

●     São Bento da Sapucaí - SP: São Bento da Sapucaí é um município de São Paulo onde está localizada a principal montanha rochosa do estado, a Pedra do Baú. Com o cume de 1940 metros de altura, cerca de trinta trilhas de dificuldades variadas que podem levar até 1h30min para serem percorridas. Além disso, o local é cercado pela mata nativa e fica a cerca de 24km da cidade. O município é muito visitado para prática de esporte de aventura e oferece aos turistas muitas oportunidades e opções de treino e lazer esportivo. Além da Pedra do Baú, outros 12 destinos são indicados para escalada em São Bento.  

●     Chapada Diamantina – BA: Ainda não explorado em sua totalidade, é considerado por muitos como o local de maior potencial para a prática de escalada do Brasil. A melhor época é de maio a outubro, quando a região passa pela temporada de secas. Caso precise de mais informações acesse o site Guia Turístico Chapada Diamantina

●     Serra Caiada – RN: Localizada a 70km de Natal, a Serra Caiada fica às margens da BR 226, por isso é de fácil acesso para quem vai de carro. Apresenta várias vias de qualidade, tanto para iniciantes quanto para os mais experientes. É recomendada para visitas entre os meses de agosto e fevereiro. Para mais informações acesse o site Escalada Serra Caiada

Os Sete Cumes:

Outros locais recomendados:

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br