Navegue
por categorias

Conheça a Europa correndo (mas sem pressa)

Vai viajar ao Velho Mundo? Veja essas indicações de belos lugares na Áustria, França, Inglaterra, Itália e Escócia para manter a prática da corrida


Quando pensamos na prática da corrida como atividade física, raramente a ideia de turismo vem à cabeça. Mas que tal entrar de férias sem perder o ritmo do exercício? É possível, sim, aliar as duas coisas. E como prêmio, ainda aproveitar as belas paisagens, a história e a cultura de locais fascinantes.  “Para os iniciantes da corrida, aconselho não pensar em distância, mas sim nos locais que passarão e onde querem chegar correndo ou caminhando o mais rápido possível. O objetivo é experimentar o exercício de uma forma totalmente nova. Seja um turista corredor!”, incentiva Ana Borges, educadora física, especialista em atividades e esportes de aventura, e coordenadora do projeto social Expedições Inclusivas, que promove o turismo de aventura adaptado.

Antes de mais nada, é importante ter em mente o tipo de acessório recomendado: tênis adequados para terrenos irregulares, e já laceados, protetor solar e repelente. Para regiões de clima frio, jaquetas estilo anorak – que cortam frio e vento – luva e gorro; e para qualquer lugar, camisetas leves, como dry fit, e leggings, bermudas ou shorts de tecido leve. Também é recomendável uma mochila de 8 a 10 litros. “Sempre verifique os pontos com água disponível, principalmente em trilhas. Também é importante levar barras de cereais, castanhas, frutas ou sanduíches. Nunca fique sem água ou alimento”.


Vai Lá

1 - Innsbruck, Áustria

Innsbruck está bem abaixo dos Alpes Suíços e, por isso, é naturalmente um local agradável para caminhar ou correr. É possível praticar exercícios em ruas medievais e palácios imperiais. É também local para prática de esportes de inverno, e a melhor temporada para visita é entre abril e outubro, quando surgem as maiores atrações. No verão é possível fazer trilhas no parque alpino Karwendel ou a trilha Zirbenweg, na região do Patscherkofel

Como chegar: a operadora de trem ÖBB conecta a cidade com outros centros, incluindo a capital Viena, que fica a cerca de 4h30 de viagem pela linha férrea. O trajeto aéreo é de apenas 1h.


2 - Chamonix-Mont-Blanc, França
Essa comuna francesa, mais comumente chamada de Chamonix, situa-se precisamente no entroncamento de França, Itália e Suíça. Berço do montanhismo e famosa pelos esportes de inverno, tem charme e beleza ímpares, tanto pela arquitetura quanto pelas paisagens das montanhas que são vistas de qualquer local da cidade. “Com muitas trilhas no entorno, inclusive passando de um bairro a outro, correr lá é sensacional. No inverno, as pistas de esqui também se transformam em atração, mas no verão a paisagem é cheia de flores exuberantes e toda natureza que circunda Chamonix fica aberta à pratica de corridas, caminhadas, voos de parapente e mountain bike. O passeio de teleférico do Aiguille du Midi proporciona um dos mais belos visuais dessa montanha, que é a mais famosa da Europa”, diz a especialista.

Por essa localização estratégica, três aeroportos oferecem serviço regular à comuna, através de ônibus, van e táxi. Chamonix está a 88 km de Genebra, na Suíça; a 220 km de Lyon, na França, e a 171 km de Turim, na Itália. Para quem vem com o trem TGV de Paris, são cinco horas de viagem até Saint Gervais – a cidade de acesso mais próxima, a cerca de 30 minutos de transfer até o vilarejo em Chamonix.


3 - Seven Sisters, Inglaterra
As falésias de calcário branco (giz) das “Sete Irmãs”, formação presente no Canal da Mancha, são uma bela vista para quem quiser praticar corrida nesse pedaço da Inglaterra, localizado em Sussex, ao sul da ilha britânica. Na verdade, a formação é parte do Seven Sisters Country Park, que oferece muitas opções para caminhantes através de inúmeras trilhas – de 800 metros a 6 km - presentes em mapas no Centro de Visitantes na entrada do parque. Também possui app com mapas, o East Sussex Walks.

Para relaxar depois do exercício, o parque oferece também um tradicional english tea.

Como chegar: Seven Sisters está a 90 minutos de carro de Londres, a 50 minutos de trem de Londres para Brighton (descendo na Victoria Station) e a 50 minutos de ônibus da cidade de Brighton.


4 - Finale Ligure, Itália
Situada na badalada Riviera Italiana, essa comuna possui várias opções de lazer, muitos campings, albergues e hotéis. Rodeada por lindas montanhas e maciços rochosos convidativos a escalada, uma das trilhas mais recomendadas é o Arco della Regina Margherita, com linda vista para o mar entre arcos rochosos. Outra opção são as trilhas de Caparozza. “As praias são belíssimas, mas para aproveitá-las geralmente é necessário reservar local para desfrutar de banhos de sol e bares à beira mar. A reserva pode ser feita mediante pagamento em alguns hotéis e nos próprios bares”, diz Ana.

A melhor maneira de chegar à comuna é por meio de voos saindo de Turim, Milão ou Genova. De trem, pode-se sair inclusive de Nice (França), ou de qualquer cidade da Itália. Através de Gênova, a viagem é de 1h30. Saindo de Turim, 2h.


5 - Edimburgo, Escócia

De qualquer ponto da cidade, é possível avistar o Castelo de Edimburgo, situado em um vulcão extinto. O castelo tem mais de mil anos de história e será uma das paisagens da sua corrida. Não é preciso usar um carro para chegar à cidade. Saindo de Londres, há opções de avião ou trem. Por via aérea, a viagem é de apenas 1h, com companhias como a British Airways, Flybe e Easy Jet. Por via ferroviária, são cerca de 4h20, pela East Coast ou Cross Country. 

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br