Já garantiu seu ingresso para
Adventure Sports Fair 2017?
Não deixe para a última hora!

COMPRE AGORA X

Navegue
por categorias

Trail Running: como começar e onde fazer

A Trail Running, ou Corrida de Montanha, está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Muito procurada por esportistas no geral, é uma modalidade que traz a natureza e a aventura como diferenciais e oferece paisagens de tirar o fôlego.

Correr na montanha é completamente diferente de correr na rua, explica a personal trainer Lucia Magalhães. “São terrenos irregulares, com muita subida, mas com um bom preparo físico você vai aproveitar uma experiência única de fazer um esporte em contato próximo com a natureza. É muito prazeroso e pode ser feito por qualquer pessoa”, comenta.

De acordo com a especialista, antes de começar a praticar essa atividade, é fundamental procurar a orientação de um profissional em educação física, além de um nutricionista. Ela sugere que o treino preparatório inclua corrida em subidas, piso irregular e adversidades parecidas com as dos locais onde ocorrem as provas. Além disso, é indicado o condicionamento muscular ao menos quatro vezes por semana. O ideal é treinar por alguns meses, para aí sim estar preparado para encarar a montanha.

"Assim como o mercado de corrida como um todo cresceu nos últimos anos, o mercado de Trail Running vem crescendo porque as pessoas buscam, cada vez mais, um maior contato com a natureza”, avalia a diretora geral e publisher do Jornal Corrida Roberta Palma. “O aumento de participantes e provas nos últimos três ou quatro anos cresceu muito no Brasil. Quem é do mercado de corrida vê como um fato positivo, é uma nova modalidade, com uma pegada ambiental. Quem pratica essa corrida acaba desenvolvendo uma consciência mais preservacionista. Além disso, você descobre e incrementa o turismo em novos lugares. As marcas estão vindo para o Brasil, assim como novos serviços e produtos”.

No Brasil, existem diversas cidades que oferecem a Trail Running. Para quem imagina que a estrada até esses lugares é muito íngreme, a boa notícia é que muitas têm fácil acesso e com estrutura turística, atendendo tanto provas quanto treinamentos. Não é preciso um carro com tração 4x4 para chegar até sua próxima corrida!

Vai lá:

O custo, por inscrição, para praticar a Corrida de Montanha pode variar de R$ 150 a R$ 700, em média, a depender da distância do trajeto, complexidade da prova e localização. O preço cobrado pelas organizadoras e agências especializadas costuma incluir camiseta, viseira, chip marcador de tempo e pontos de hidratação e reposição energética ao longo do percurso.

É essencial que o corredor tenha um tênis com solado adequado para esse tipo de terreno, roupa de corrida e mochila específica para hidratação. A ingestão de água varia de pessoa para pessoa, mas esse é um item obrigatório.

 

 

Para mais dicas e informações, acesse:

http://www.jornalcorrida.com.br

www.ktrseries.com.br

trcbrasil.com

www.xterrabrasil.com.br

www.corridasdemontanha.com.br/beta