Navegue
por categorias

CDC Família Aventura incentiva trilhas com crianças para estreitar convívio com a natureza

Você acha difícil, talvez quase impossível, se jogar na aventura com os filhos para fazer trilhas por alguns dos lugares mais incríveis do Brasil? Precisamos te contar que isso é mais fácil do que parece. O Cauã, de 10 anos, o pai dele, Clayton Souza, e a mulher, Daiane Oliveira, criaram a CDC Família Aventura, no qual fazem o registro de suas viagens, contam histórias e dão dicas.

“A ideia é apresentar um estilo de vida alternativo e reconectar as pessoas com a natureza, de forma prazerosa”, diz Clayton. Para ele, o ambiente urbano e os interesses pelas novas tecnologias têm afastado as pessoas do meio natural. “Queremos mostrar a importância de estarmos na natureza em família e que os esportes de aventura são possíveis de serem praticados com crianças de forma segura e prazerosa. Principalmente, nós queremos mostrar a importância de proteger a natureza, de preservar cada lugar por onde passamos, cada ser vivo que encontramos pelo caminho. Nunca é cedo ou tarde demais para fazermos a diferença.”

As experiências de pai e filho, que conheceram Daiane em uma das viagens, levaram a família ao desafio do Projeto Cauã, 10 Anos 10 Cumes. Cauã começou a fazer trilhas antes dos 3 anos de idade e já se aventurou por diversos lugares, além de ter passado por nove, das dez montanhas do projeto, incluindo a travessia Serra Fina, com 4 dias de duração, na divisa de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ele fez essa trilha nesse ano, considerada uma das mais difíceis do país. Agora, eles planejam finalizar o projeto com a visita ao Monte Roraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela.

Clayton é professor de educação física e sempre incentivou o filho a conviver em meio à natureza. “É preciso despertar o interesse da criança para as questões ambientais. Tudo se torna melhor e mais prazeroso quando aprendemos brincando, por isso, antes de realizarmos uma trilha, buscamos sempre informações a respeito da vegetação, animais, histórias, culturas e curiosidades da região. Não podemos ter pressa com as crianças; tem que ser no ritmo delas, de forma lúdica, aprazível e segura”, explica o pai.

As viagens da família são momentos de brincadeira, lazer e aprendizagem – inclusive, de aprendizagem dos limites do corpo e de como interagir com o meio ambiente. Além de caminhada, eles praticam slackline, escalada, rapel, stand-up paddle, caiaque, tirolesa, entre outros esportes.

A principal dica para os marinheiros de primeira viagem é escolher um lugar tranquilo. A sugestão do Clayton é iniciar a prática em trilhas curtas, dentro de um parque de reserva ambiental. Nesses lugares há passeios de duas, três horas que não precisam de guia, oferecem baixo risco de acidentes e são ótimas oportunidades para testar a sua capacidade física e habilidades motoras. Aos poucos, é possível aumentar o nível de dificuldade, sempre respeitando os próprios limites.

O próximo passo pode ser acampar, mas escolha um camping estruturado, com banheiro, cozinha, etc. Depois de passar por essa experiência (e gostar), você e sua família podem testar acampar em um lugar mais selvagem e fazer caminhadas mais longas.

Então, sacode a poeira e comece a planejar suas aventuras. Aí vão algumas dicas do Clayton:

Vai lá:

A CDC Família Aventura indica os seguintes blogs: Trekking Brasil (http://www.trekkingbrasil.com/), FuiAcampar(http://fuiacampar.com.br/) e a rede social para aventureiros Aventure Box(https://aventurebox.com/).

Conheça mais sobre o projeto do Cauã, do Clayton e da Daiane.

http://www.cdcfamiliaaventura.com/

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br