Navegue
por categorias

Tudo sobre balonismo

Certos lugares têm paisagens tão espetaculares que, além de vislumbrá-las de perto, o negócio é contemplá-las do alto, de dentro de um balão. A despeito de ser uma modalidade de turismo de aventura, o balonismo garante aos praticantes aquela serenidade que só um voo contemplativo na imensidão do céu pode propiciar.

 

E tem gente que curte tanto a sensação de estar a bordo desse equipamento, controlando suas subidas e descidas, que passa a praticá-lo como competição. Nesse caso, o objetivo do voo pode ser, por exemplo, jogar uma marca (nome dado a uma fita de nylon resinado, que tem 170 centímetros de comprimento, 10 centímetros de largura e 70 gramas de lastro) o mais próximo possível de um alvo selecionado previamente pelo competidor ou pelo juiz da prova.

 

Com 26 metros de altura e podendo levar, dependendo de seu tamanho, até 16 passageiros de uma só vez, o balão é uma estrutura composta essencialmente pelo envelope e o cesto de vime. O primeiro é o balão propriamente dito, confeccionado com tecido de nylon rip-stop reforçado, material que o deixa leve, resistente e que não propaga chamas. O cesto, por sua vez, conectado ao envelope por meio de cabos de aço, é a parte onde a tripulação é acomodada, além de transportar os cilindros com gás propano, usados no aquecimento do balão. No cesto também fica o maçarico que realiza a queima do gás, responsável ainda por fazer o balão ganhar o céu. E descer também.

 

O interessante é que, durante o voo, o piloto coordena somente a subida e a descida do equipamento, controlando sua temperatura interna. Assim, o deslocamento horizontal, ou seja, o percurso que será percorrido, é dado pela direção do vento, de modo que o piloto procura diferentes camadas de vento para ajustar a rota – nas competições, é avaliada justamente essa capacidade que o profissional tem de utilizar as camadas de vento para atingir o objetivo da prova.

 

No Brasil e no mundo, são muitos os destinos que podem ser sobrevoados de balão. Um dos passeios mais famosos é pela região da Capadócia, na Turquia, dona de inúmeras casas e igrejas escavadas na rocha, cidades subterrâneas e de formações geológicas únicas, as quais acompanham boa parte do voo.

 

Já em território verde-amarelo, são conhecidos os passeios de balão em locais como Boituva (SP), cidade referência na prática de esportes aéreos de ação e que conta com diversas empresas especializadas em tours de balão, assim como em Torres (RS), casa do Festival Internacional de Balonismo, que, em 2019, ocorrerá entre os dias 1º e 5 de maio. Rio de Janeiro (RJ), com suas lindas paisagens, e São Lourenço (MG), que já sediou etapas da Copa Brasil de Balonismo, são outros points da modalidade. E, no Nordeste, há o roteiro de balão “Chapadócia”, que descortina as belezas da Chapada do Araripe, na região cearense do Cariri, onde está o primeiro geoparque da América Latina, refúgio de um dos mais completos e ricos depósitos de fósseis do planeta.

 

A prática do balonismo no Brasil é regulamentada e fiscalizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo a entidade, para o balonismo profissional o interessado deve ter Licença de Piloto de Balão Livre (PBL) válida. A prática demanda ainda a apresentação do certificado de aeronavegabilidade válido e que o equipamento tenha matrícula do no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). No balonismo puramente desportivo, por sua vez, uma nova norma deve entrar em vigor em janeiro de 2019, a qual diz que, dos praticantes desse segmento e do balão a ser pilotado, serão pedidos apenas cadastros realizados por uma associação desportiva credenciada pela ANAC.

Interessados em aprender as técnicas do balonismo devem procurar centros de instrução de aviação civil autorizados pela ANAC ou associações aerodesportivas credenciadas que ofereçam cursos de piloto de balão. O exame para obtenção da licença de piloto e para sua revalidação podem ser realizados nos mesmos locais.

 

VAI LÁ

 

Confederação Brasileira de Balonismo (CBB): www.facebook.com/pages/category/Sports-Event/Confederação-Brasileira-de-Balonismo-368573326610283/

 

Federação Paulista de Balonismo: www.facebook.com/FederacaoPaulistaDeBalonismo

 

Federação Gaúcha de Balonismo (FGB): www.fgb.net.br

 

Federação de Balonismo do Estado de Minas Gerais (FBEMG): www.fbemg.org.br

gleventsbrasil saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br