Navegue
por categorias

Tudo sobre o Voo Livre

Tudo sobre o Voo Livre

 

O voo livre é um dos esportes de aventura mais desafiadores e que mais proporcionam uma sensação de liberdade total. Seja em aeronaves mais complexas, como os planadores, ou equipamentos mais simples – mas, ainda assim, impressionantes – como a asa delta, os praticantes podem desbravar os céus do Brasil e do exterior com máxima emoção e adrenalina e, de quebra, ver paisagens deslumbrantes de um ponto de vista mais do que privilegiado.

 

O esporte está dividido em duas modalidades:

 

Voo de Planador

Também conhecido como voo a vela, é feito em uma aeronave com configurações semelhantes às de um avião, mas que não possui motor. A decolagem mais comum no Brasil é feita por meio de reboque aéreo, ou seja, um avião reboca o planador até a altura adequada e o voo continua quando a conexão é desfeita graças às correntes atmosféricas, podendo completar grandes distâncias.

 

Já na Europa, o reboque costuma ser com um guincho motorizado instalado na extremidade oposta da pista de decolagem, que dá velocidade ao planador quando o cabo é recolhido. Por fim, há a possibilidade de alguns planadores terem motores próprios, retráteis ou não, que permitem a decolagem independente e depois são recolhidos.

 

No Brasil, a modalidade pode ser praticada em todas quase todas as regiões do país, com exceção da Norte. Formosa, em Goiás, tem sido um dos destinos preferidos dos aventureiros que optam por voos em distância, e algumas partes do Nordeste vêm se mostrando interessantes no mesmo quesito, embora a região apresente apenas um aeroclube atualmente, em Pernambuco.

 

Durante o ano, acontecem diversos campeonatos e eventos dedicados a esse tipo de voo, em diversos locais do País. Vale ficar por dentro do calendário ou fazer um dos cursos oferecidos pelos aeroclubes ligados à Federação Brasileira de Voo a Vela.

 

Asa delta

 

A magia da aerodinâmica da asa delta possibilita que aventureiros sobrevoem paisagens de tirar o fôlego, a partir de forças naturais, com controle de direção em suas mãos e posição parecida com a dos pássaros. Sua estrutura é composta por tubos de alumínio e tecidos que garantem sustentação no ar.

 

Para a decolagem, o praticante, já com o equipamento montado, deve correr por um pequeno declive, para que a asa ganhe força e estabilidade suficientes para o voo, que pode chegar a 100 km/h.

 

A modalidade só pode ser feita por maiores de 16 anos, sendo que os menores de 18 devem estar devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis. Para começar, busque instrutores e escolas recomendadas e vinculadas às federações e associações oficiais. A partir daí, basta escolher as paisagens que você mais gostaria de ver de cima e então é só aproveitar. Além disso, dá para saber mais acompanhando o calendário de eventos da Associação Brasileira de Voo Livre.

 

Vai lá

http://www.planadores.org.br

http://www.abvl.net

http://www.abvl.net/federacoes/

gleventsbrasil saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br