Navegue
por categorias

Mergulho

O mergulho é um esporte fascinante. Para saber mais sobre suas diferentes modalidades, como começar, dicas e destinos do Brasil a serem explorados, falamos com os experientes atletas Alvanir Oliveira (Jornada), Solana Ribeiro e Allan Piccinin, que serão palestrantes da Adventure Sports Fair 2018. Seja no mergulho livre ou no autônomo, vale a pena descobrir as riquezas subaquáticas e a diversidade da vida marinha. Vamos nessa?

 

Descubra o território subaquático

Há quem diga que a humanidade ainda não descobriu nem metade da riqueza da vida marinha do nosso planeta água. Para apreciar de perto toda essa diversidade é preciso mergulhar. Essa atividade de aventura atrai praticantes no mundo inteiro. "Mergulhar é bom demais, seguro e muito divertido!”, conta Solana Ribeiro, instrutora da empresa Scafo.

 

A atividade se divide em mergulho livre e autônomo. Por livre se entende a prática com um snorkel (respiradouro), máscara e pés de pato, que pode ser feita até por crianças, ou em apneia, técnica desafiadora onde os praticantes prendem a respiração por longos períodos e que, por isso, deve ser feita apenas por experientes.

 

Já o mergulho autônomo, conhecido como Scuba (Self-Contained Underwater Breathing Aparattus) Diving, conta com um aparato completo para respiração artificial, que inclui cilindro de oxigênio com reservatório de ar e válvula reguladora de pressão, além de máscara, pés de pato e roupas especiais. Além disso, é preciso utilizar um profundímetro, um manômetro (para medir a pressão) e um colete equilibrador, com pesos, que ajuda na submersão.

 

"Para praticar o mergulho é necessário saber nadar muito bem e possuir os sistemas respiratório e circulatório em boas condições", conta o mergulhador profissional Alvanir Oliveira, conhecido como Jornada. "O mergulho autônomo é uma atividade fantástica e que oferece sensações como nenhuma outra, mas, a exemplo das demais atividades outdoor, é preciso tomar muito cuidado com profissionais ruins, com pouca experiência e qualificações, pois eles pode colocar sua segurança em risco”, detalha.

 

Para experimentar o mergulho autônomo é preciso um treinamento teórico (em sala de aula) e prático (na piscina) sobre equipamentos e condutas, e posteriormente acontece um batismo no mar, com o acompanhamento de instrutores. "O curso básico geralmente dura um final de semana inteiro, de sexta a domingo, para as duas primeiras etapas do treinamento. E depois são feitos no mínimo 4 mergulhos em águas abertas, divididos em pelo menos dois dias, esclarece Jornada, que integra a equipe da certificadora norte-americana Naui (National Association of Underwater Instructors).

 

“A vantagem do treinamento de mergulho básico é receber uma credencial com validade internacional”, completa Allan Piccinin, que é fotógrafo subaquático, instrutor de mergulho MSDT (Master Scuba Diver Trainer) da PADI (Professional Association of Diving Instructors) e SSI (Scuba Schools International) e ainda fundador da escola Toca do Mergulhador, além de ter um canal no Youtube: www.youtube.com/c/eaepeixes.

 

Com mais de 7 mil quilômetros de litoral, inúmeros rios e piscinas naturais, o Brasil é rico em opções de mergulho de todos os tipos. “Entre os principais destinos eu cito Fernando de Noronha, Recife, Natal - o mais colorido -, Cabo Frio - com suas correntes de ressurgência e rica vida marinha -, Laje de Santos (SP) e Abrolhos (BA)”, lista Allan, que detalhará cada região durante sua palestra na Adventure 2018.

 

"Somos um país especial, com opções em mergulhos de água doce e salgada. Em água doce, temos a região da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, onde estão as cidades de Bonito e Jardim. Já em salgada, destaco a Ilha do Arvoredo, no litoral de Santa Catarina”, conclui Jornada.

 

Vai lá

www.naui.com.br

www.padibr.com.br

abeta naui worldadventuresociety radiobandeirantes bandnewsfm canaloff 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada overlanderbrasil cinemark colunadeturismo diariodoturismo extremos feirasenegocios gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro /revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque qualviagem revistaviajemais travejante Vagabundo.Profissional viajaresimples viajandoporesporte viva-saude webventure woohoo fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br