Navegue
por categorias

Dicas dos Aventureiros

Experimente o Brasil da aventura

Há quem pense que a prática de aventura implica em longas viagens pelo mundo, que acabam fugindo do planejamento logístico e financeiro de quem quer começar a se aventurar. A boa notícia é que o Brasil é um país riquíssimo em cenários favoráveis para quase todas as modalidades de aventura. Basta encontrar o lugar ideal e buscar todas as referências e informações necessárias para iniciar a prática.

Escolha sua modalidade e tome nota:

Mergulho

Solana Ribeiro, mergulhadora e instrutora de mergulho na ScafoSP, revela um destino para se apaixonar logo de cara pela prática: Abrolhos, na Bahia. “Além das baleias, que são um espetáculo à parte, Abrolhos tem incríveis formações de corais que crescem no fundo do mar, podendo chegar a 20 metros de altura, formando túneis e passagens lindas de mergulhar”, garante. O arquipélago ainda conta com rica vida marinha e até naufrágios, que fazem a atividade ficar ainda mais interessante.

Outro ponto bacana, segundo Solana, é o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, situado a 42 quilômetros da costa. Bem próximo à cidade de São Paulo, uma das vantagens é que o local garante bons mergulhos o ano inteiro. “É um daqueles lugares que a gente não cansa de ir, principalmente porque cada mergulho é único, com diferentes encontros e condições de mar”, diz a atleta. Caso já queira se planejar, a época está boa: “A Laje é famosa por receber as raias manta no inverno”, indica.

Voo panorâmico de balão

Segundo o balonista Filipe Tostes, hoje em dia existem operadores espalhados por todas as regiões do país, o que permite voos de balão com diferentes paisagens. Um dos destaques é Torres, no Rio Grande do Sul, que garante cenários de tirar o fôlego: “Lá, voa-se com o visual da serra e ao lado do mar, que é algo difícil de se encontrar pelo mundo”, diz Filipe.

Outro ponto especial, segundo ele, é sua própria operação, localizada em Goiás, que é a única a oferecer voos bem próximos ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma área natural protegida. O interior de São Paulo também é bem procurado, em cidades como Piracicaba, Águas de São Pedro e Boituva, esta última já consagrada pelas operações de paraquedismo e que também conta com diversas empresas que oferecem voos de balão. Cidades do Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Acre também podem ser cenários para a prática da modalidade.

Corrida

Marcelo Avelar, atleta de corrida que coleciona pódios e recordes em corridas de rua do Brasil, diversifica bem os lugares onde pratica o esporte: da Disney, cujo desafio lhe garantiu mais um título de campeão este ano, ao litoral de São Paulo, com o segundo lugar da Ultramaratona Bertioga-Maresias.

Suas principais recomendações de lugares, porém, estão no estado de São Paulo. O primeiro é a Estrada Velha de Santos, que oferece espaço para percursos não tão longos, mas garante pontos com visuais incríveis da Serra do Mar e de parte da Baixada Santista. Outra dica é a subida ao Pico do Jaraguá. O percurso é curto, mas a vista de cima da cidade é única. Além disso, o local pode ser opção para trilhas e passeios de bike.

Campismo

Marcos Pivari, campista e fundador do Portal MaCamp, tem recomendações ecléticas para quem deseja entrar no universo do camping. Se a ideia é fazer trilhas e conhecer cachoeiras, a dica é o Camping da Serrinha do Alambari, nas margens do Parque Nacional do Itatiaia. “Pode-se fazer um camping estruturado ou no meio da mata em ambiente seguro”, indica Marcos.

Já se a ideia é incluir escaladas no trajeto, a recomendação é o Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes, Paraná. Com acesso apenas por trilha, por ele passa a Litorina, trem que vai de Curitiba a Paranaguá pela Serra da Graciosa, com o visual histórico da linha ferroviária e uma estação antiga que permite o desembarque. Além da área de camping, o parque ainda conta com guias para trilhas e escaladas.

Caso se interesse pela parte histórica, vale também visitar Paraty, charmosa cidade do estado do Rio de Janeiro, que oferece passeios para todos os perfis.

Abeta Worldadventures 4x4 Brasil A Janela Laranja AdventureMag Challenging your Dreams Coluna do Tursmo Diario do Turismo Extremos Gazeta Esportiva Guia Viajar Melhor GPM Hotelier News Isto é Isto é Dinheiro Macamp Nada Pedala e Corre Over Lander  Brasil Travejante Vagabundo Profissional Viajar é simples Viajando por Esporte Viva Saude Web Venture Fagga São Paulo Expo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br