Navegue
por categorias

Dicas dos Aventureiros

Experimente o Brasil da aventura

Há quem pense que a prática de aventura implica em longas viagens pelo mundo, que acabam fugindo do planejamento logístico e financeiro de quem quer começar a se aventurar. A boa notícia é que o Brasil é um país riquíssimo em cenários favoráveis para quase todas as modalidades de aventura. Basta encontrar o lugar ideal e buscar todas as referências e informações necessárias para iniciar a prática.

Escolha sua modalidade e tome nota:

Mergulho

Solana Ribeiro, mergulhadora e instrutora de mergulho na ScafoSP, revela um destino para se apaixonar logo de cara pela prática: Abrolhos, na Bahia. “Além das baleias, que são um espetáculo à parte, Abrolhos tem incríveis formações de corais que crescem no fundo do mar, podendo chegar a 20 metros de altura, formando túneis e passagens lindas de mergulhar”, garante. O arquipélago ainda conta com rica vida marinha e até naufrágios, que fazem a atividade ficar ainda mais interessante.

Outro ponto bacana, segundo Solana, é o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, situado a 42 quilômetros da costa. Bem próximo à cidade de São Paulo, uma das vantagens é que o local garante bons mergulhos o ano inteiro. “É um daqueles lugares que a gente não cansa de ir, principalmente porque cada mergulho é único, com diferentes encontros e condições de mar”, diz a atleta. Caso já queira se planejar, a época está boa: “A Laje é famosa por receber as raias manta no inverno”, indica.

Voo panorâmico de balão

Segundo o balonista Filipe Tostes, hoje em dia existem operadores espalhados por todas as regiões do país, o que permite voos de balão com diferentes paisagens. Um dos destaques é Torres, no Rio Grande do Sul, que garante cenários de tirar o fôlego: “Lá, voa-se com o visual da serra e ao lado do mar, que é algo difícil de se encontrar pelo mundo”, diz Filipe.

Outro ponto especial, segundo ele, é sua própria operação, localizada em Goiás, que é a única a oferecer voos bem próximos ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, uma área natural protegida. O interior de São Paulo também é bem procurado, em cidades como Piracicaba, Águas de São Pedro e Boituva, esta última já consagrada pelas operações de paraquedismo e que também conta com diversas empresas que oferecem voos de balão. Cidades do Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Acre também podem ser cenários para a prática da modalidade.

Corrida

Marcelo Avelar, atleta de corrida que coleciona pódios e recordes em corridas de rua do Brasil, diversifica bem os lugares onde pratica o esporte: da Disney, cujo desafio lhe garantiu mais um título de campeão este ano, ao litoral de São Paulo, com o segundo lugar da Ultramaratona Bertioga-Maresias.

Suas principais recomendações de lugares, porém, estão no estado de São Paulo. O primeiro é a Estrada Velha de Santos, que oferece espaço para percursos não tão longos, mas garante pontos com visuais incríveis da Serra do Mar e de parte da Baixada Santista. Outra dica é a subida ao Pico do Jaraguá. O percurso é curto, mas a vista de cima da cidade é única. Além disso, o local pode ser opção para trilhas e passeios de bike.

Campismo

Marcos Pivari, campista e fundador do Portal MaCamp, tem recomendações ecléticas para quem deseja entrar no universo do camping. Se a ideia é fazer trilhas e conhecer cachoeiras, a dica é o Camping da Serrinha do Alambari, nas margens do Parque Nacional do Itatiaia. “Pode-se fazer um camping estruturado ou no meio da mata em ambiente seguro”, indica Marcos.

Já se a ideia é incluir escaladas no trajeto, a recomendação é o Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes, Paraná. Com acesso apenas por trilha, por ele passa a Litorina, trem que vai de Curitiba a Paranaguá pela Serra da Graciosa, com o visual histórico da linha ferroviária e uma estação antiga que permite o desembarque. Além da área de camping, o parque ainda conta com guias para trilhas e escaladas.

Caso se interesse pela parte histórica, vale também visitar Paraty, charmosa cidade do estado do Rio de Janeiro, que oferece passeios para todos os perfis.

abeta naui worldadventuresociety radiobandeirantes bandnewsfm canaloff 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada overlanderbrasil cinemark colunadeturismo diariodoturismo extremos feirasenegocios gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro /revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque qualviagem revistaviajemais travejante Vagabundo.Profissional viajaresimples viajandoporesporte viva-saude webventure woohoo fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br