Navegue
por categorias

O prazer da aventura off-road

Cada aventureiro tem sua forma preferida de interagir com a natureza. Os amantes do off-road curtem a adrenalina de chegar a lugares incríveis de carro, caminhão, ônibus ou até moto. Seja para explorar lugares pouco conhecidos ou competir de carro nas provas de rali, a paixão por veículos é só o primeiro passo para embarcar numa aventura assim.

Nesse universo existem algumas definições básicas. Na teoria, off-road é um termo em inglês que significa fora de pista. Na prática significa percorrer com veículos apropriados estradas de terra, lama, areia, pedras, terrenos irregulares, alagados, barrancos ou qualquer outro desafio que a natureza preparar. As competições são chamadas de ralis, mas ainda existem trilhas e também aventuras longas e expedições em lugares inóspitos, que recebem o nome de Overlanding.

"O ponto principal é ter a vontade e fazer a primeira vez para sentir como é”, recomenda Grace Downey, aventureira profissional e criadora do portal Overlander Brasil e da Revista Overlander, que reúne informações para viagens pelo Brasil e pelo mundo.

Veículos off-road geralmente têm tração nas quatro rodas (4x4), suspensão reforçada, equipamentos de segurança apropriados e requerem uma atenção a mais do motorista. Além do veículo, essas experiências também requerem atenção aos itens de acampamento, como barraca, saco de dormir, itens para preparar alimentos, entre outras coisas. “Tudo vai depender de onde você quer visitar, quão inóspito é o local, qual a época do ano e quanto tempo pretende ficar”, aponta Downey.

Expedições off-road geralmente chegam a lugares isolados, já que tem como ponto alto explorar locais onde rodovias asfaltadas não chegam. As condições adversas do caminho ajudam a aumentar a emoção e a intensidade da experiência. A indicação é viajar acompanhado e estudar bem o terreno antes de se arriscar.

“O Brasil tem lugares maravilhosos como os Lençóis Maranhenses, as chapadas (Diamantina, Veadeiros, Guimarães, das Mesas), o Pantanal, o litoral da Bahia. Há um pouco de tudo, montanha, floresta, deserto, praia. É uma oferta muito rica”, ressalta Grace. Segundo ela, é difícil escolher apenas um entre tantos destinos nacionais e internacionais que já visitou com o marido Robert Ager. “Algumas das regiões que mais gostamos foram o sul da África, África do Sul, Namíbia, Botsuana e Zâmbia. Viajar por áreas remotas, ver animais selvagens, tudo nos surpreendeu muito e superou nossas expectativas”, completa.

Além de uma forma de turismo, 4x4 também é esporte. As confederações brasileiras de automobilismo e motociclismo organizam competições de modalidades como rali cross, rali de velocidade, rali de turismo e motocross, entre outras. Também vale destacar duas importantes provas: o internacional e famosíssimo Rally Dakar e o nacional Rally dos Sertões.

Vai lá!

http://overlanderbrasil.com/

http://www.cba.org.br/site/modalidades_nomes.php?id=3

http://abeta.tur.br/en/atividades/tourism_off-road_4x4/

http://worldadventuresociety.org/gal_robgrace_0001-es.html

Abeta WAS 4x4brasil adventuremag Revista AUTO esporte Coluna de Turismo Epoca Galileu Cazeta Esportiva hoteliernews MaCamp nadapedalacorre Pequenas Empresas Grandes Negocios Travejante Vagabundo Profissional Viajar e Simples Viajando por esporte Webventure Fagga Sao Paulo Expo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br