Navegue
por categorias

Dicas de destinos para curtir os feriados de Maio

Dicas de destinos para curtir os feriados de Maio

Os feriados do Dia do Trabalho e Corpus Christi deixam maio com um gostinho de aventura. O mês tem temperaturas mais amenas e pouca chuva no Sul e no Sudeste, o que o torna perfeito para viagens ao ar livre.

Como o Brasil é repleto de destinos interessantes para se explorar, recorremos a viajantes profissionais, aventureiros e jornalistas, que nos indicaram seus preferidos!

Para Cristiane Kinguti (www.criskunguti.com.br), especialista em trilhas; Eduardo Vessoni, autor do site www.viagemempauta.com.br, e Paulo D’Amaro, jornalista especializado em turismo e esporte (www.viajandoporesporte.com.br), os campeões são Cunha (SP), Serras Gaúchas (RS), Triângulo das Serras (SP), Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e Ibitiboca (MG). Vamos a eles!

Cunha (SP)

A cidade fica a 230 km de São Paulo, no Alto Vale do Paraíba, quase na divisa com o Rio de Janeiro e bem próxima a Paraty. Em maio, os campos de Lavanda estão em plena florada e convidam à contemplação. Dá para explorar a área em caminhadas e sentir os aromas das ervas. Na região montanhosa, o trekking mais famoso é até o pico da Macela, a 1.840 metros acima do nível do mar. De lá é possível avistar a Baía de Ilha Grande, Paraty, parte de Angra dos Reis e toda a região que circunda Cunha. Também existem opções como a trilha do Rio Paraibuna (1.700 metros), dentro do Parque Estadual Serra do Mar, além de visitas às cachoeiras do Pimenta e Desterro.

"Por ali, a experiência vem em forma de tradicionais trabalhos de cerâmica, campos de lavanda para visitas demoradas, trilhas cênicas em meio a trechos preservados de Mata Atlântica e, como ninguém é de ferro, mesa farta, no melhor estilo comida de fazenda”, descreve o jornalista Eduardo Vessoni.

Ibitipoca (MG)

Na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, entre os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, fica o Parque Estadual do Ibitipoca. A área de 1.488 hectares é aberta à visitação e requer espírito aventureiro para desbravá-la. A chegada de carro é preferida por trilheiros off-road, já que o caminho tem difícil acesso a algumas estradas de terra dentro do parque.

É preciso pagar entrada e estacionamento para entrar no Parque Estadual, que ainda conta com opções de camping e restaurante. “Há boa estrutura para trekking e trilhas”, conta Cristiane Kinguti, especialista no assunto. Segundo ela, é possível fazer trilhas longas de 16 km ao longo do parque ou escolher caminhos mais curtos para cachoeiras e picos. Além disso, quem curte água, pode também se aventurar de bote ou caiaque pelas corredeiras do Rio Grande, que corta o Parque.

Parque Nacional do Itatiaia

É no Parque Nacional do Itatiaia que fica o Pico das Agulhas Negras, um dos mais altos do país, com 2.791 metros de altura no cume. “Ali existem trilhas de todos os níveis, mas, para chegar às Agulhas ou às Prateleiras, é necessário acompanhamento de guia ou alguém experiente”, destaca Cristiane Kinguti, especialista no assunto. A parte alta do parque é aberta somente no inverno, longe do período das chuvas. Por isso, maio é um dos meses mais apropriados para se aventurar nesse destino.

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios fluminenses de Itatiaia e Resende, e dos mineiros Bocaina de Minas e Itamonte. Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos, onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que são drenadas para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Estado do Rio de Janeiro. Banhos de cachoeira, observação de pássaros e borboletas, caminhadas, ciclismo e escalada fazem parte das atividades que podem ser encontradas no local.

Serra Gaúcha (RS)

Gramado, Canela, Bento Gonçalves, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis atraem os olhares aventureiros do começo do inverno em maio. Nessa época do ano, as temperaturas ainda estão confortáveis para explorar tudo ao ar livre. "Enquanto Gramado é o endereço para ver e ser visto, a vizinha Canela é o lugar para estar ao ar livre, e sua atração mais conhecida é a Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros de altura”, conta Eduardo Vessoni.

Por ali também é possível se desbravar 14 cidades que formam a Rota Romântica, que homenageia a cultura germânica. Uma das opções é fazer ecoturismo a cavalo e desbravar essa parte do Brasil como os gaúchos e imigrantes do passado. Outra dica é praticar ciclismo enquanto se explora as famosas vinícolas. Caminhadas, trilhas, tirolesas e escaladas também fazem parte das opções dessa área, que também ganha o nome de Região das Hortênsias.

Triângulo das Serras (SP)

"Um lugar pouco comentado, que conheci recentemente, é o chamado "Triângulo das Serras" - uma região na divisa de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. É bem rural, longe da muvuca. Tem algumas poucas pousadas e um hotel de luxo. Rola cicloturismo, cavalgadas, trekking e parapente”, conta o jornalista Paulo D’Amaro.

Essa área da Mata Atlântica é repleta de riachos e cachoeiras, e ainda áreas de mata nativa. Por ali é possível observar toda a exuberância da fauna e da flora e há trilhas para caminhada, trekking rural e passeios ciclísticos ou a cavalo. Também dá para visitar sítios orgânicos, viveiros, artesãos locais e a Pedra do Pião, uma obra da natureza que desafia a gravidade.

Vai Lá!

Estância Climática de Cunha

http://www.cunha.sp.gov.br/turismo-e-cultura/passeios/

Parque Estadual de Ibitipoca

http://www.ibitipoca.tur.br/

Parque Nacional do Itatiaia

http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/

Serras Gaúchas

http://www.turismo.rs.gov.br/regiao/53/regiao-hortensias#sobre

Triângulo das Serras

http://www.triangulodasserras.org/o-que-e.php

gleventsbrasil saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br