Navegue
por categorias

ABETA e WAS: representação

A famosa frase de que a união faz a força também tem sentido no mundo da aventura. Destacamos o trabalho de associações como a WAS (World Adventure Society) e a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), que fortalecem o setor de diferentes maneiras.

Enquanto a primeira reúne aventureiros e atletas do Brasil e do mundo, a segunda é focada em representar empresas brasileiras de todos os tamanhos. Em comum, oferecem conhecimento específico, troca de experiências e dão voz a todo o setor. Conheça um pouco de cada uma delas:

ABETA

Pela primeira vez desde sua fundação, em 2004, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura é presidida por uma mulher, Teriana Gandelim Selbach. Com anos de experiência no mercado, ela destaca as ações realizadas com o objetivo de desenvolver o setor no país. “A ABETA representa os interesses dos empresários do turismo de aventura e natureza em prol da vida ao ar livre. Este é o nosso principal desafio, potencializar as capacidades de cada um, em benefício do bem comum. Pensamos na ABETA como uma entidade de vanguarda, profissional e comprometida com valores éticos, sociais e ambientais. Acreditamos que podemos inspirar mudanças significativas e positivas na sociedade, mas juntos somos mais fortes”.

Hoje a ABETA conta com mais de 140 empresas filiadas de 22 estados e Distrito Federal. Representar, qualificar e promover seus associados são os objetivos maiores da associação que, por meio de persas ações e parcerias, busca tornar empresas mais competitivas e referências mundiais na qualidade da prestação de serviços. Uma das consequências é a consolidação do mercado da vida ao ar livre no Brasil e a disseminação da oferta mais segura das atividades de aventura.

"Hoje, para uma empresa fazer parte de uma associação, tem de se ter uma visão de bem comum. Nosso associado tem uma visão do corporativismo, ele entende que junto com a ABETA e outros associados, ele pode somar e reunir o Brasil no turismo de natureza e no mundo”, destaca Teriana. Entre as atividades promovidas estão a organização de projetos de normas técnicas, a participação no Conselho Nacional de Turismo e o atendimento de demandas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biopersidade), responsável pelas Unidades de Conservação, como Parques Nacionais.

“Vemos o Brasil e o potencial que temos nos parques nacionais. Estamos trabalhando para que sejam abertos ao público”, finaliza.

Fique de olho! A associação organiza um evento anual, o ABETA Summit, que neste ano será na Serra do Cipó, em Minas Gerais, entre 26 e 29 de agosto. 

WAS

Se você ama aventura e quer se aprofundar nesse universo, a WAS pode ser uma boa ideia. A World Adventure Society é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede no Brasil, criada em 2016. Seus princípios são guiados pelo conceito de aventura como estilo de vida saudável, responsável, inclusivo e sustentável.

“O aventureiro tem a essência da cidadania muito presente. A WAS é um movimento desses aventureiros unidos para mostrar que é possível melhorar o mundo”, conta Alberto Andrich, fundador, CEO e presidente da World Adventure Society, também renomado fotógrafo de aventura, natureza e viagem. 

Hoje, cerca de 300 aventureiros integram a WAS. A organização cresce com recursos próprios e conta com associados voluntários para se espalhar pelo mundo. “Estamos preparando todo um sistema para facilitar a associação. Crescemos devagar para fazer as coisas com responsabilidade”, comenta Andrich. 

Fazer parte da WAS custa a partir de R$180 por ano e dá direito a descontos em empresas parceiras, seguro de acidentes pessoais e palestras e cursos, por exemplo. Com o ID de aventureiro, a WAS disponibiliza ainda o prontuário médico do associado em casos de acidente.

Entre uma expedição e outra, Andrich se dedica a cuidar da estruturação da rede mundial da aventura da World Adventure Society, que já conta com embaixadores em 35 países. Em breve, o site terá versões em inglês e espanhol para conectar mais pessoas “A aventura forma um cidadão melhor. Tem o dom de transformar as pessoas. Fazer com que essas pessoas produzam mais o bem. Muitas vezes, vamos a lugares com comunidades menos favorecidas e temos de tentar ajudar”, finaliza.

Só este ano, três embaixadores da WAS chegaram ao cume do Everest como Karina Oliani, Pemba Sherpa e Madhusudan Patidar - o indiano mais jovem a escalar o Everest pela Face Norte (Foto) -. Todos eles levaram a bandeira da WAS ao monte mais alto do planeta!

Vai lá!

Abeta

www.abeta.tur.br

World Adventure Society

http://worldadventuresociety.org

Abeta Worldadventures 4x4 Brasil A Janela Laranja AdventureMag Challenging your Dreams Coluna do Tursmo Diario do Turismo Extremos Gazeta Esportiva Guia Viajar Melhor GPM Hotelier News Isto é Isto é Dinheiro Macamp Nada Pedala e Corre Over Lander  Brasil Travejante Vagabundo Profissional Viajar é simples Viajando por Esporte Viva Saude Web Venture Fagga São Paulo Expo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br