Navegue
por categorias

Pelo Brasil – Crianças nos Esportes Outdoor

Com a chegada dos filhos, muita gente acaba deixando de lado o espírito aventureiro por medo de colocar as crianças em perigo ou acabar passando perrengues com os pequenos. Mas com adaptações e dicas de quem já tem experiência, as atividades outdoor são uma ótima pedida para levar as crianças e ainda aproximá-las da natureza. Exemplo disso é Cauã Silva, que desde os três anos acompanha os pais Clayton da Silva e Daiane Oliveira em trekkings, trilhas e escaladas em vários lugares.

Clayton conta que é mais comum encontrar crianças em caminhadas e trilhas mais tranquilas, mas travessias maiores só os mais corajosos e dispostos embarcam! “Encontramos há pouco, no Monte Roraima, uma menina de aproximadamente 12 anos fazendo a trilha com os pais. É muito importante criar desde cedo uma consciência ambiental nas crianças, e colocá-las em contato direto com a natureza contribui para isso”, relembra.

É claro que partir para uma aventura com crianças requer alguns cuidados. “É preciso começar devagar, com trilhas mais fáceis, para não desestimular a criança. Não se pode começar com trilhas pesadas porque se a criança não conseguir nas primeiras vezes, isso pode causar desinteresse pela atividade”, recomenda Clayton da Silva, pai de Cauã. Além disso, os pais ou responsáveis devem respeitar o tempo da criança, indo num ritmo moderado para que ela consiga acompanhar.

Para que o roteiro não se torne cansativo, é preciso entreter os pequenos durante o trajeto. “Devemos fazer coisas divertidas, olhar os animais, prestar atenção nas plantas, mostrando os mínimos detalhes”, explica Clayton. Não ter pressa é fundamental e acaba sendo algo positivo para todo o grupo, que terá a chance de aproveitar melhor as paisagens e o contato com a natureza em volta.

Outro ponto importante é que você deve estar preparado para carregar o dobro de equipamentos, roupas e comida. “A minha mochila vai com aproximadamente 20 kg. Demanda um grande esforço, mas vale a pena”, conta Clayton. Trazer a criança para o esporte de aventura é um processo gradativo, pelo qual a segurança e a diversão devem ser prioridades. Não pode faltar na bagagem materiais de primeiros socorros, roupas adequadas ao clima da trilha, protetor solar, repelente, materiais para acampamento caso o plano seja pernoitar na trilha, comida e água suficientes para todo o trajeto.

Toda essa experiência e amor pelas atividades ao ar livre deu origem ao projeto “Cauã 10 anos 10 cumes”, que levou a família à missão de alcançar o topo das 10 maiores montanhas no Brasil. O projeto surgiu com o fato de os pais acreditarem que incentivar crianças em atividades ao ar livre amplia o conhecimento e habilidades limitadas pelo contexto das grandes cidades. Para Cauã, a aventura predileta foi a travessia Petrópolis – Teresópolis, onde o garoto esteve cercado de amigos! Já para Clayton, uma das expedições mais marcantes foi a Gruta da Bruxa, em São Tomé das Letras – MG. Foi lá que a família descobriu que o nome do lugar não é à toa! Inóspito, de difícil acesso e pouco frequentado, o local foi cenário de alguns perrengues vividos ao lado de um grupo de amigos. “Durante a caminhada, vamos fazendo brincadeiras, observando os pequenos detalhes da flora e fauna, e reforçando valores como respeito pela natureza e cooperação entre pessoas”, completa Clayton.

Vai lá

Para quem quer iniciar as aventuras com os pequenos, Clayton recomenda trilhas mais curtas e leves, como a Serra da Cantareira. O lugar compõe a Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, tombada pela Unesco, e conta com quatro trilhas autoguiadas em núcleos de preservação ambiental, perfeitos para um passeio de um dia só no final de semana. São eles: Núcleo Pedra Grande, Núcleo Engordador, Núcleo Cabuçu e Núcleo Águas Claras. Mais informações no site www3.ambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira/.

Ainda em São Paulo, o Pico do Jaraguá também é uma ótima opção para levar as crianças. A trilha alcança o ponto mais alto da cidade, onde é possível ter uma vista em 360°. Por ter fácil acesso, o lugar é perfeito para um passeio de um dia só no final de semana. Mais informações no site www3.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua/.

A Pedra Grande, em Atibaia, também é ideal para começar a se aventurar com as crianças. O local tem trilhas de fácil acesso e com belíssimas paisagens. Mais informações em www.atibaiatour.com.br/pontos-turisticos/monumento-natural-estadual-da-pedra-grande-mne/.

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br