Navegue
por categorias

Esportes de gelo no Brasil

Quem poderia imaginar que um país como o nosso tem atletas representando esportes no gelo nas principais competições mundiais? Apesar do clima tropical, as equipes brasileiras de Bobsled, Curling e a patinadora Isadora Willians mostram que as origens não comprometem o domínio das técnicas e a vontade de representar o Brasil nos rinques mundo afora. A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo conta mais sobre o surgimento das modalidades no país e revela as promessas de maior destaque nos rankings internacionais. Confira!

Esportes de gelo no Brasil

Quem poderia imaginar que um país como o Brasil tem atletas representando esportes no gelo nas principais competições mundiais? Apesar do clima tropical, as equipes brasileiras de Bobsled, Curling e a patinadora Isadora Willians mostram que a origem não compromete o interesse e domínio dos esportes no gelo.  

Segundo Tiago Wisnevski, da CBDG - Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, os primeiros registros de brasileiros nos esportes de inverno surgiram no início do século XX, com brasileiros que viajavam à Europa e à América do Sul para praticar o esqui alpino em resorts especializados. Entre as modalidades de gelo, os dois primeiros esportes praticados no país foram a patinação artística e o hóquei, graças às pistas montadas em centros de compras, hotéis e eventos internacionais durante as décadas de 1960 e 1970. “Foi a partir dos anos 90 que a CBDG se estruturou pela iniciativa de um grupo de brasileiros que moravam nos Estados Unidos e praticavam o bobsled. Desde então, a entidade busca estimular projetos que atendam todas as modalidades de gelo e facilitem a prática delas dentro e fora do Brasil”, conta Wisnevski. 

Hoje em dia, o Bobsled, esporte no qual equipes de duas ou quatro pessoas deslizam sobre uma pista de gelo sinuosa e estreita em velocidades de até 150 km/h dentro de um trenó, garante o melhor desempenho para o país, ocupando a 17ª colocação no ranking internacional, na última temporada.  Outra modalidade que cresce é o Curling, sobretudo na categoria duplas mistas, incluída nos Jogos Olímpicos de 2018. No esporte coletivo, os atletas lançam pedras de granito com varredores até o alvo sobre uma pista de gelo.  A patinação artística é outro esporte com bons resultados graças à Isadora Williams. Em 2014, ela se transformou na primeira patinadora sul-americana a competir nos Jogos Olímpicos de Inverno, além de ter conquistado cinco medalhas em torneios internacionais. Hoje, Isadora busca se classificar no final de setembro para a sua segunda Olimpíada.  

“Pensando no Brasil, a patinação artística é possível de ser praticada no país. A modalidade possibilita a inclusão de várias faixas etárias, mas o desenvolvimento de atletas de alta performance exigirá uma dedicação maior dos praticantes em treinos compensando a ausência de rinques.  Outro aspecto que deve ser considerado é o alto custo nos treinamentos e gastos com equipamentos (horas de pista, botas e lâminas)”, conta Wisnevski.  

A preparação dos atletas brasileiros é feita parcialmente no País. A equipe de Bobsled treina fora da temporada a parte física e técnicas de largada em uma pista exclusiva de arrancada inaugurada em julho deste ano, na cidade de São Paulo, em parceria com o NARSP - Núcleo de Alto Rendimento. Já os atletas de Curling treinam em diversos países, com maior concentração no Canadá. A patinação artística no gelo é inicialmente praticada no Brasil. “Como o nível das competições internacionais é muito alto, a CBDG auxilia alguns atletas que moram e treinam em rinques nos Estados Unidos e representam o Brasil em competições internacionais”, conta o representante da CBDG. 

Derretendo o gelo  

Abeta Naui worldadventuresociety Radio Bandeirantes Band News FM Canal Off 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada Challenging your Dreams colunadeturismo diariodoturismo extremos gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque Qual Viagem Revista viaje mais Travejante Vagabundo Profissional Viajar e simples Viajando por esporte Viva Saude Web Venture .fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br