Navegue
por categorias

Voo livre no Rio de Janeiro

Já sonhou em voar como um pássaro sobre a cidade maravilhosa? O Rio de Janeiro é o cenário perfeito para sentir o vento no corpo e a liberdade de um voo livre, um dos esportes de aventura que mais cresce atualmente Brasil. A experiência de Asa Delta ou Parapente é diferenciada pelos procedimentos de decolagem e pouso, além da posição do corpo nos equipamentos: no primeiro, o voo é com o corpo deitado, e no segundo, sentado.

O primeiro registro de voo livre no Brasil foi em 1974, quando o francês Stephan Donoyer de Segonzac veio ao Rio de Janeiro fazer uma matéria para TV Globo. O estrangeiro ensinou Luis Cláudio Mattos, empreendedor carioca que propagou o esporte entre os seus amigos e organizou o primeiro campeonato de voo livre no país.

Os voos partem da rampa da Pedra Bonita dentro do Parque Nacional da Tijuca, com acesso feito pela estrada de Canoas, aproximadamente 7 km da praia do Pepino. Diariamente, acontece uma média de 100 voos, e em torno de 35.000 saltos por ano, segundo Sidney Esch, presidente do Clube São Conrado de Voo Livre, entidade que regulariza a prática do esporte na cidade.

Aos aventureiros de primeira viagem ou pouco experientes, é necessário esclarecer que os voos de Asa Delta e Parapente devem ser duplos, ou seja, acompanhados de um instrutor profissional. “Antes de decolar, já na rampa de salto, o instrutor faz um treinamento com sua dupla, simulando decolagem e o pouso”, conta Sidney. “Depois deste treinamento, ambos seguem para a decolagem após um check- list feito pelos fiscais de rampa, garantindo um voo seguro”, acrescenta. O tempo médio de um voo duplo de Asa Delta ou Parapente varia de acordo com as condições atmosféricas do dia e pode durar entre 8 e 30 minutos. O pouso oficial é na Praia do Pepino, em área gramada ou na extensão da faixa de areia.

Entre os corajosos, as mulheres são a maioria, e 70% de estrangeiros, segundo os registros do Clube São Conrado de Voo Livre.  A faixa etária varia geralmente entre 20 e 50 anos, mas é possível voar a partir dos 16 anos com autorização dos pais. “Além da coragem, não tem idade máxima, nem muitas limitações. Já registramos um aventureiro de 91 anos, além de cadeirantes e pessoas com necessidades especiais”, completa Sidney.


Vai lá

abeta naui worldadventuresociety radiobandeirantes bandnewsfm canaloff 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada overlanderbrasil cinemark colunadeturismo diariodoturismo extremos feirasenegocios gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro /revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque qualviagem revistaviajemais travejante Vagabundo.Profissional viajaresimples viajandoporesporte viva-saude webventure woohoo fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br