Navegue
por categorias

Acampamento em família: diversão e conexão com a natureza

Uma atividade que pode preencher os finais de semana e até as férias em família com muita diversão, aventura e contato com a natureza é o acampamento. E não pense que o programa se resume em ficar no meio do mato cercado por mosquitos. Ricardo Vannucci, do site Camping & Família, afirma que hoje a grande maioria dos campings estão focados em bem atender as famílias e oferecem uma infinidade de atrativos. “São verdadeiros clubes com banheiro, chuveiro quente, parque aquático, piscinas, quadras, trilhas, arborismo, tirolesa, cavalos, equipe de monitoria e inúmeras atividades”, conta Ricardo.

Não há uma idade certa para começar a incluir as crianças em passeios como este. Desde que os campings tenham uma boa estrutura, até os bebês podem acompanhar. “Minha filha mais nova acampa desde um ano de idade, mas já presenciamos inúmeras famílias com crianças mais novas”, revela Ricardo.

Já Marcos Pivari, CEO do Portal MaCamp Campismo, ressalta que o acampamento é muito importante para o desenvolvimento social dos pequenos. “Acampar coloca a criança em contato direto com a natureza. Desde cedo, ela passa a entender a importância de sua preservação. Já em sociedade, a criança aprende a conviver com o próximo e dividir os espaços coletivos”, explica.

Mas para proporcionar conforto e segurança à família, é necessário tomar alguns cuidados como escolher uma barraca resistente ao frio e ao vento, usar protetor solar e repelente, observar a previsão do tempo e escolher bem o local onde montar a barraca. “Observando essas precauções, o único problema que pode ocorrer é ter de acampar sempre, pois as crianças adoram!”, complementa Ricardo.

Outro ponto muito importante, principalmente se for a primeira experiência com acampamento, é escolher um bom camping. “Para quem acampa pela primeira vez, é importante saber que acampar não é uma forma barata de se viajar. É um estilo de vida que vira paixão”, explica Marcos.

De acordo com Ricardo, é preciso pesquisar muito antes de se decidir por um local. “Não se deve confiar apenas nos sites dos campings”, alerta. A dica é procurar por relatos de quem já esteve nos lugares, em blogs e sites independentes como o Camping & Família e o Portal MaCamp, que oferecem informações técnicas importantes para a escolha do local. Os grupos de campismo nas redes sociais também são ricos em informações.

A mala de quem vai acampar é um item muito importante, que deve ser checado duplamente antes de sair para a aventura. “Na verdade no campismo não falamos em ‘mala’, mas sim em ‘tralha’”, diz Marcos. “Adquirir os equipamentos básicos é fundamental assim como testá-los em casa logo após a compra”, recomenda.

Além da barraca, é necessário levar colchonete, cobertores e itens para dormir, algum tipo de iluminação, que podem ser uma lanterna ou bico de luz e lâmpada caso o camping ofereça essa estrutura, roupas e calçados adequados à estação e um bom kit de primeiros socorros e higiene pessoal. “Eu sempre levo coisas para fazer com as crianças, como um jogo para jogarmos à noite na barraca ou um marshmallow para fazer na fogueira igual aos filmes. Elas adoram. E pode chamar o vizinho do lado para participar!”, sugere Ricardo. Essa é mais uma qualidade do acampamento: um ótimo lugar para as crianças fazerem amizades e se conectarem com a família.


Vai lá

O Blog do Aventureiro separou algumas dicas de lugares legais para quem está começando a explorar os campings.

Para quem quer algo mais próximo da natureza, com cachoeira, muito sossego e paz a indicação é o Camping do Zé Roque na cidade de Joanópolis/SP. Aos pés da Cachoeira dos Pretos, o lugar possui um grande gramado em frente ao rio da cachoeira onde é possível as crianças nadarem, fogão à lenha à disposição dos campistas, banheiros simples porém limpos e com chuveiro aquecido pelo fogão à lenha. As regras são rígidas e o ambiente é bem familiar.

Para quem quer estar na natureza, mas com uma infraestrutura maior e com mais atrativos, é possível procurar por dois locais, ambos em Itu/SP: o Camping Fazenda das Pedras e o Chapéu de Sol.  Esses possuem restaurante, monitoria, piscinas e várias atividades.

No sul do Brasil, em Florianópolis, fica o Camping Parque do Rio Vermelho. O local fica dentro de uma reserva de conservação ambiental, e é uma opção para quem gosta tanto de praia quanto de campo.

Os amantes de praias também vão gostar do Camping Portal de Paraty, na cidade de Paraty, Rio de Janeiro.  O lugar possui estrutura completa para a família e está próximo do centro histórico de Paraty, ótimo para passear com as crianças e oferecer uma vasta riqueza cultural.

O Nordeste do País também vem investindo no Campismo. Prova disso é a Aldeia Maracajaú, camping localizado na praia de Maracajaú, Rio Grande do Norte. Rodeado de coqueiros na orla da praia, o camping dispõe de infraestrutura privilegiada que comporta desde famílias curtindo um acampamento no fim de semana, até eventos como casamentos e confraternizações!