Navegue
por categorias

Os encantos e mistérios das trilhas na Serra do Roncador

O centro-oeste brasileiro esconde vales e cânions incríveis para fazer trilhas e curtir a natureza intocada. A Serra do Roncador fica no estado do Mato Grosso, próxima à cidade de Barra do Garças. Por ter uma beleza tão preservada, há quem diga que a Serra do Roncador reúne energias místicas! Ralph Reis, sócio-proprietário da Roncador Expedições, conta que o esoterismo está longe de ser o melhor atrativo da região. “As trilhas e cachoeiras da Serra do Roncador são indicadas para toda a família, em todas as épocas do ano”, diz o empresário. A flora e o clima são típicos do cerrado, com vegetação rasteira e tempo quente o ano todo. “Mesmo na estação chuvosa, que vai de novembro a março, dá para aproveitar muito bem as atrações disponíveis no local”, explica Ralph.

A Serra do Roncador tem cerca de 800 km de extensão, e pode atingir até 900 metros de altitude em alguns pontos. Composta por chapadões e diversas formações rochosas imponentes, o local é cercado pelo Rio das Mortes, Rio Araguaia, Rio Xingu e Rio Kuluene. Para curtir as trilhas e cachoeiras com segurança, é fundamental procurar por um guia de turismo que conheça bem a região. “A maioria das trilhas estão localizadas em propriedades particulares, então é necessário o acompanhamento do guia para conseguir aproveitar todas as atrações disponíveis”, completa Ralph Reis, da Roncador Expedições.

São dezenas de trilhas incríveis na Serra do Roncador, mas algumas delas chegam a cachoeiras praticamente inexploradas e de águas cristalinas. “Hoje a região oferece trilhas como a Rota Franciscana, Vale do Ouro, Complexo de Cachoeiras do Bateia, Assentamento Serra Verde, Cachoeira Cristal, e muitos outros passeios”, conta Ralph. Conheça algumas dessas trilhas para programar sua viagem com a família.

Rota Franciscana – após um deslocamento de aproximadamente 100km nos chapadões do Roncador, chegando ao Mirante da Serra, os visitantes se lançam a uma caminhada de 1,5 km para chegar à Cachoeira São Francisco. Um espelho d’água esconde uma linda gruta. Além da paisagem, é possível aproveitar um banho de rio acima da cachoeira.

Complexo de Cachoeiras do Bateia – são 17 cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas para os turistas se deliciarem em nove cachoeiras em um dia! O acesso é feito de 4x4 e caminhada entre as quedas d’água. Para completar o roteiro, ainda dá para visitar um mirante com vista para o cânion Bateia.

Cachoeira Cristal – balneário com restaurante e lanchonete e também pequena pousada. Uma trilha com pouco mais de 500 metros leva ao início de uma das cachoeiras que mais parece um parque aquático! A Cachoeira Cristal tem espelhos d’água, poços e piscinas naturais ideais para snorkeling.

Vai lá

A quantidade de atrações disponíveis para curtir na Serra do Roncador pede uma estadia de, pelo menos, três dias de trilhas, mas o ideal é ficar cerca de 6 dias para explorar a região. É possível chegar de avião em Barra do Garças pelos aeroportos de Cuiabá ou Goiânia ou seguir para a cidade de Barra do Garças de ônibus.

Quem quiser esticar um pouco mais o passeio, pode visitar o Domo de Araguainha, a maior cratera de impacto da América do Sul, com 40 km de diâmetro. Dentro dela estão duas cidades. “O Domo completo só pode ser visto por fotos de satélite, mas em alguns pontos mais altos dá para ver o anel de 20 km. É uma região única no Brasil, com uma formação rochosa muito interessante. Vale a pena a visita”, completa Ralph Reis, da Roncador Expedições.

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br