Navegue
por categorias

Meia Maratona de Montevidéu: curta o desafio na capital do Uruguai

É na atmosfera tranquila da capital do Uruguai que a Meia Maratona de Montevidéu enche as ruas com a energia e a adrenalina dos seus corredores. No trajeto que atravessa de oeste a leste a costa uruguaia, os corredores enchem os olhos com sua beleza e enfrentam os desafios do clima de inverno na cidade. Além dos próprios uruguaios, atletas estrangeiros, que buscam turismo esportivo, escolhem a prova para conciliar desafio e um prazeroso fim de semana na cidade reconhecida pela melhor qualidade de vida da América Latina.

Ano passado, a prova, ainda pequena em relação às demais do mundo, teve a inscrição recorde de 4.000 corredores, que fizeram as distâncias de 21 km, trecho completo realizado por 65% dos inscritos, e de 5 a 10 km feito pelos demais. “Este ano, estão estimados pelo menos mais 5.000 inscritos com infraestrutura completa para garantir o serviço”, conta Plabo Gardiol, diretor executivo da Prodeporte, organizadora da Meia Maratona.

O tempo máximo de realização da prova é de 3 horas, mas Pablo completa: “Para a maioria dos atletas, a finalidade da corrida é se divertir. Por isso, o desempenho em relação ao tempo fica em segundo plano”.

Ao longo do trajeto pela costa de Montevidéu também é possível ter uma excelente vista para o famoso Rio de la Plata. No caminho, os corredores também cruzam um circuito interno pela cidade, passando pela emblemática Praça da Independência.

Vento, frio entre outras características do clima local, que costuma ter bastante oscilação de temperatura, somam-se ao desafio de cruzar a linha de chegada.  “Como o clima na cidade é instável, cada ano é uma surpresa para a organização e os corredores. Na última edição, foi registrado o tempo de 1h3'50seg de um dos inscritos. E o clima foi determinante para ele vencer”, completa o organizador da corrida.

A sugestão é que os kits sejam retirados até um dia antes da Meia Maratona de Montevidéu. E para estrangeiros, há um lugar especial de retirada. Para este segundo grupo, a corrida pode ser uma boa “desculpa” para conhecer Montevidéu. Segundo Pablo, o turismo esportivo tem crescido globalmente e a Meia Maratona de Montevidéu também promove os atrativos locais e das cidades vizinhas. O organizador recomenda incluir no roteiro do fim de semana um passeio pela Ciudad Vieja, caminhar pela orla e experimentar Chivito, um das delícias da imperdível gastronomia Uruguaia.

Vai lá

A 8ª edição da Meia Maratona acontecerá dia 13 de agosto e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.halfmaraton.com.uy/