Adventure Sports Fair apresenta novidades em equipamentos, vestuário e acessórios para a prática de aventura

Programação de palestras foi outro ponto alto do evento

A Adventure Sports Fair, cuja 17ª edição ocorre até o próximo domingo, 16 de outubro, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), apresenta uma série de novidades para a prática de aventura. Nos corredores do pavilhão de exposições, os visitantes encontram o que de mais moderno a indústria do setor oferece em termos de equipamentos, vestuário e acessórios.

“A feira, como consegue agregar todo o público que gosta de atividades ao ar livre, tem essa função de mostrar as novidades, tanto as que vêm de fora quanto as que são criadas aqui, englobando desde o uso de novas tecnologias e tecidos, por exemplo, até inovações em design e conforto”, afirmou Sergio Bernardi, fundador da Adventure Sports Fair. “Além disso, os aventureiros têm a chance de conhecer o equipamento correto para as práticas, o que é muito importante”, completa.

A Brazzos, especializada em stand up paddles infláveis, por exemplo, aproveitou o evento para lançar a Brazzos Fit Board, uma plataforma estável para a prática de exercícios aquáticos em piscinas, lagos e no mar. A empresa ainda oferece ao público a chance de experimentar em seu estande o Air Puff, um pufe para relaxar na água que dispensa bomba e pode ser preenchido com o vento.

Já a Nastek trouxe ao São Paulo Expo o Yon Bike Lamp, um rastreador sem mensalidade capaz de acompanhar uma bicicleta em tempo real, possibilitando o monitoramento e detectando os movimentos indevidos, além de registrar os dados das pedaladas.

Os apaixonados por surfe também contam com ótimas opções, como as pranchas da Classic Longboards e dois lançamentos da Kambaquara Board Shop: a nova prancha Sharp Eye Flex, própria para ondas menores e feita sob encomenda, e a bermuda Mirage – Gabriel Medina, de alta performance, própria para o esporte.

“Essa já é a terceira edição da feira em que participamos. Em matéria de vendas estamos com boas expectativas para este ano. É um evento que possibilita uma boa fixação da marca, e o pós-feira também é interessante. Geralmente o cliente vem aqui, conhece e depois compra. Acredito que a marca hoje está em evidência por causa de feiras como a Adventure Sports Fair”, enfatizou Delton Menezes, proprietário da Classic Longoboards.

A Nautika, presente com seis marcas diferentes - Deuter, CamelBak, Durban, NTK, Azteq e Sea To Summit -, também brinda os visitantes com uma série de lançamentos: a linha de mochilas GT da NTK e a Podium Ice, uma garrafa térmica que conserva quatro vezes mais a temperatura da bebida em relação a uma comum. “Para a gente é muito importante estar aqui. Nosso mercado está totalmente ligado ao público de aventura e percebemos que esse público voltou a crescer no último ano”, analisou Gabriela Assunção, diretora de marketing do grupo.

Dois outros expositores de destaque são a Itu Trailer, que encheu os olhos dos visitantes com os veículos perfeitos para a viagem em família, e a MeuDome, dona de uma lente que gera o efeito “aquário” quando colocada em frente a câmeras fotográficas.

Adventure Congress

A programação de palestras foi bem concorrida e atraiu muitos aventureiros e simpatizantes nos dois primeiros dias da Adventure Sports Fair. 

A snowboarder Veri Bressane abriu a programação de quinta-feira com o encontro “Fisiologia e os aspectos da prancha”, em que abordou as diferenças fundamentais entre os esportes praticados em prancha e a importância do preparo físico para disputar cada um deles. Já o motociclista Rodrigo Fiuza, recordista mundial de volta ao mundo mais rápida neste tipo de veículo, apresentou a palestra Gestão de Sonhos, sobre as viagens que realizou por quatro continentes e os planos de percorrer a Oceania. 

No dia anterior, o destaque foi o apresentador Richard Rasmussen, que falou sobre os bastidores de suas gravações “selvagens”. “A aventura representa um estilo de vida, e é muito complicado fazer essa opção, mas sempre mantive o foco onde eu queria chegar. Temos que sair da nossa zona de conforto”, disse. Outro grande nome presente foi Marina Klink, fotógrafa e mulher do grande velejador brasileiro Amyr Klink. Sua palestra Aventura Sem Fim ficou lotada.  Em uma fala cheia de emoção e bom-humor, ela contou sua trajetória e falou sobre os prazeres e responsabilidades de seu trabalho. “A grande missão de um fotógrafo de natureza é fazer com que a fotografia vá além da moldura e que a gente consiga trazer a natureza para dentro das casas das pessoas.”

Ao final da apresentação de Marina, Amyr também respondeu às questões da plateia e comentou sobre o turismo de aventura no Brasil e a facilidade de hoje conhecer lugares antes reservados aos exploradores. “A Adventure Sports Fair é um evento que vende muito turismo também e há um novo tipo de turismo, o de expedição, que permite que as pessoas possam conhecer destinos como a Antártica”, completou.

Amanhã, sexta-feira, as principais palestras serão do astronauta Marcos Palhares, sobre turismo espacial, e de Carlos Zander, sobre sustentabilidade em road trips. No sábado, o destaque fica por conta de Celso Cavallini, sobre controle de medo em aventuras, e dos alpinistas Carlos Santalena e Thais Pegoraro, sobre o famoso projeto “7 Cumes”, de conquista das montanhas mais altas de cada continente. 

Os ingressos para a feira podem ser adquiridos no site http://www.ingressocerto.com/marcas/adventure-sports-fair e nas bilheterias do evento por R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada). 

A Adventure Sports Fair 2016 conta com o patrocínio das empresas To Go Travel e Chevrolet e apoio da Bardahl. A organização é da Promotrade e promoção/realização da Fagga | GL events exhibitions.