Fórum de Turismo Sustentável será realizado na Adventure Fair

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Durante a Adventure Sports Fair, que acontecerá entre os dias 12 e 16 de outubro no Expo São Paulo, os participantes poderão acompanhar o Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS), criado com o objetivo de proporcionar um ambiente de discussão de temas relacionados à sustentabilidade.

O debate conta com a participação de representantes dos setores público e privado, da academia, de entidades ambientalistas e do trade. Além de difundir a importância da questão, o evento busca promover boas práticas sustentáveis, trazer inspiração, referências e dicas para o dia a dia de quem está envolvido com o turismo.

Entre os assuntos que estarão em pauta neste ano estão os avanços deste tema no cenário nacional e internacional, contemplando programas de capacitação e os processos de certificação de empreendimentos, atividades, operadoras e destinos; o turismo em unidades de conservação, em debate coordenado pela SOS Mata Atlântica, com a participação de gestores e concessionários de parques nacionais, de parques municipais e RPPNs, de ONGs e do trade, representado pela ABETA; e plataformas digitais que promovem destinos comprometidos com a sustentabilidade. Exemplos deste último incluem o Guia Garupa do Brasil Autêntico, um cardápio de viagens no Brasil para contribuir com a natureza e as pessoas do lugar.

 A novidade deste ano é a pós-graduação a distância em Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis, a ser lançada pelo Centro Universitário Senac durante a abertura do FITS. O curso na modalidade EAD é pioneiro no mercado. Além disso aborda ferramentas e técnicas inovadoras que contemplam a sustentabilidade econômica e social, desenvolvimento de empreendimentos, projetos, entre outros assuntos. O curso tem parcerias internacionais com as renomadas instituições: Global Sustainable Tourism Council (GSTC), The International Ecotourism Society (TIES) e Sustainable Travel International (STI) que possibilitam a dupla chancela para o aluno.

O Senac promove ainda um debate sobre inovação em negócios turísticos sustentáveis com especialistas do setor, profissionais do trade e docentes de pós-graduação da área.

Entre os participantes do fórum confirmados estão nomes importantes do setor, como Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica; Erika Guimarães, coordenadora de Áreas Protegidas da SOS Mata Atlântica; Alexandre Garrido, coordenador do GT Turismo Sustentável ISO, que representa a ABNT em relação às normas de gestão da sustentabilidade para meios de hospedagem; Claudia Carmelo, que coordena a OSCIP (Organização Social de Interesse Público) Garupa; e Mônica Samia, CEO da Braztoa. Confira a programação completa aqui.

Turismo de aventura

Fruto de uma parceria entre o grupo francês GL events e a Promotrade, fundadora da marca Adventure Sports Fair, a feira oferecerá aos visitantes uma variada programação de atividades para todas as idades. Além disso, os presentes contarão com uma agenda de palestras ampliada e ainda uma série de atrações interativas, por meio das quais poderão conhecer melhor as modalidades esportivas e vivenciar experiências. Atividades como Tanque de Mergulho & Apneia, Pista de Skate, Tanque de Remada, Stand-Up & Caiaque, Parede de Escalada, Slackline, Highline e Arvorismo estarão disponíveis. Nos 7 mil m² da área externa do São Paulo Expo haverá ainda lugar para pistas de test drive de motos e carros 4×4.

Evento tanto B2C quanto B2B, a Adventure Sports Fair também tem um forte componente de negócios, reunindo expositores de todo país e do exterior que trazem as últimas novidades para o segmento.

Serviço

Evento: Adventure Sports Fair

Data: 12 a 16 de outubro de 2016

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia do Imigrantes, km 1.5

Horário de funcionamento: Quarta-feira, das 10h às 21h. Quinta e sexta-feira, das 14h às 21h. Sábado, das 10h às 21h. Domingo, das 10h às 19h.