FAQ

Comidas típicas da região Central do Brasil conquistam visitantes da Adventure Sports Fair

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Patrícia Saturno / Governo do Tocantins

Resultado da mistura de diversas culturas, a gastronomia brasileira é variada e proporciona experiências singulares a turistas de todo o mundo. Os pratos típicos de cada localidade funcionam como uma espécie de bônus para os visitantes, se tornando uma forma de integração direta com a comunidade do destino turístico. Essa integração cultural entre o público e a região Central do Brasil foi proporcionada pelos estados que compõem o Consórcio Brasil Central (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins) na 18ª edição da Adventure Sports Fair, a principal feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, que se encerrou neste domingo, 29, em São Paulo (SP).

No estande do Brasil Central, os visitantes tiveram a oportunidade de, por três dias, degustarem pratos típicos como o Empadão de Goiás, o Caldo de Piranha, do Mato Grosso do Sul, e a Banana Chips, do Mato Grosso. Atraído pelos sabores da região, o público formava filas a cada momento de degustação.

A apresentação do Caldo de Piranha do Mato Grosso do Sul ficou por conta do chef de cozinha Antônio Bahiano. Há cerca de 25 anos ele incluiu o caldo no cardápio de um bar e restaurante que comandava e, desde então, percorre o Brasil levando esta marca sul mato-grossense. Ele se orgulha em falar do diferencial de sua receita. "O meu caldo de piranha é todo natural: leva salsinha, cebolinha, coentro, pimentão, tomate, trigo, colorau, creme de alho, suco de limão, alho e sal, além da piranha, que vem do Pantanal. Já servi para presidente, ministros, governadores e o mais importante de tudo é que todo mundo que toma aprova e esse é o melhor presente", disse, acrescentando que sua receita do caldo está em processo de reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O casal Enéias Guerra e Rita Cosme, de São Paulo, provou e aprovou o caldo do chef. "Delicioso, super quentinho, bem consistente, com bastante ingredientes. Está aprovado", descreveu Enéias.

Empadão de Goiás

Típico da cidade de Goiás, o empadão é muito apreciado em todo o Estado e já se tornou parte da identidade goiana, sendo um dos pratos regionais mais conhecidos no Brasil. Os diversos ingredientes do recheio fazem com que o empadão conquiste os mais diversos paladares. Foi assim com Raiane Bittencourt, também de São Paulo. "De todos que eu já comi, o Empadão de Goiás ganha. Tem uma combinação que é difícil dizer qual ingrediente, ao certo, dá esse toque goiano. É incrível o sabor", disse.

A opinião é compartilhada por Ana Bernardi (SP), que considera a leveza da massa como uma das características mais marcantes do empadão. "Tem uma massa muito leve. Você sente que é uma comida caseira. É muito saborosa. A gente tem vontade não só de saber a receita, mas que nos ensinem a fazer. Quero saber qual é o segredo", considerou.

Banana chips

A banana chips do Mato Grosso também caiu nas graças do público da Adventure Sports Fair. Cleiton Santos é de Santo André (SP) e, até então, não conhecia a banana chips. Atraído pela aparência, se encantou também com o sabor. "A aparência foi ótima, já deu vontade de comer. Eu achei que era doce mas, por ser salgada, eu achei melhor ainda. Já estava na intensão de conhecer o Mato Grosso, agora, mais ainda", disse.

A versão chips levada à feira, resulta da banana da terra verde fatiada e frita em óleo bem quente e, posteriormente, temperada com sal.

Simone Lara, coordenadora de Marketing da Secretaria Adjunta de Turismo do Mato Grosso, explica que a banana é um ingrediente muito presente na culinária do Estado. "A banana é um forte de uma região chamada Nossa Senhora do Livramento, que fica na entrada do Pantanal, e o mato-grossense usa para praticamente tudo, assim como a manga e o caju", contou.

Integração regional

Os estados que formam o Consórcio Brasil Central se apresentam juntos na Adventure Sports Fair. A proposta foi divulgar um roteiro integrado envolvendo os destinos turísticos dos cinco estados.

A união destas unidades federativas no âmbito do turismo visa diversificar a oferta turística brasileira, consolidando um destino focado em natureza, cultura, aventura e turismo termal, modalidades que têm atraído cada dia mais o mercado consumidor nacional e internacional.

No estande do Brasil Central, estiveram presentes aproximadamente 45 empresários dos cinco estados, além dos poder público estadual e parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br