FAQ

Atrações, debates e palestras reúnem público fiel e especialistas em ecoturismo e esportes de aventura na Adventure Sports Fair

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

29/10/2017 - Um grande público composto de famílias, atletas, preparadores físicos, fãs de esportes sobre rodas e especialistas em ecoturismo e turismo sustentável esteve presente no segundo dia da Adventure Sports Fair, que acontece até domingo (29) no São Paulo Expo.

Além das atrações, como o Simulador de Surf Indoor, o circuito de Arvorismo a Parede de Escalada de 7,5 metros, pista Snowboard & Ski e o famoso Tanque de Mergulho, preenchido com cerca de 30 mil litros de água aquecida, há também uma grade de conteúdos como o Adventure Congress, as Oficinas de Aventuras e o Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS) que aconteceu nesse sábado.

Confira os detalhes:

Paratleta Fernando Fernandes é fã da Adventure Sports Fair

Campeão mundial e bicampeão sul-americano de paracanoagem, Fernando Fernandes visitou a Adventure Sports Fair em seu segundo dia. "Faço dos esportes um meio de inclusão. É só vir à feira e se divertir porque é sempre muito bom. Venho há anos e curto demais. Em uma época com tanto concreto, poluição e desmatamento, a Adventure Sports Fair valoriza a natureza com a promoção dos esportes outdoor e a galera que pratica suas modalidades".

Em linha com esportes na água, do mesmo tipo que pratica Fernando, a feira tem entre as atrações uma Piscina de Remada de 90 m3 para as práticas de caiaque e de stand up paddle, com destaque para a disponibilidade de uma prancha transparente que reproduz a sensação de ver o fundo do mar durante a atividade.

Conservação ambiental e turismo devem andar juntos para garantir desenvolvimento sustentável

Parte da programação da 18ª Adventure Sports Fair, o FITS - Fórum Interamericano de Turismo Sustentável reuniu no sábado (28) entidades como SOS Mata Atlântica, WWF Brasil, SEBRAE e ICMBio, além do Ministério do Turismo. O motivo é a discussão de temas como a visitação em áreas protegidas, e como explorar essa atividade sem que o meio ambiente seja comprometido.

Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, chamou atenção para o fato de que é necessário aliar a sustentabilidade para atividades turísticas que vão além do chamado ecoturismo. Como exemplo, estão as altas temperaturas em Aparecida (SP), popular destino religioso, que serão mitigadas com reflorestamento, a partir de uma parceria da ONG com a arquidiocese da cidade. "Talvez a principal resistência contra a degradação seja o amor das pessoas pela natureza. Estamos passando pelo pior momento ambiental da história do país. Todas as nossas unidades de preservação estão em risco. E o turismo é a maior indústria do mundo, não há argumento maior do que esse". Toda a cadeia de turismo movimenta mundialmente cerca de US$ 1 bilhão/dia, de acordo com dados apresentados pelos participantes.

Uma das principais tônicas do encontro foi, justamente, a busca pela sintonia entre todos os agentes envolvidos, como as entidades ambientalistas e os profissionais da indústria do turismo. "É importante sensibilizar as operadoras de turismo, pois esse é um setor da economia", frisou Isabel Barnasque, coordenadora geral de Turismo Responsável, do Ministério do Turismo. Casos práticos de sucesso, como a criação do Parque Nacional El Impenetrable, na Argentina, também foram apresentados. O plano na província de Chaco integra setor privado e comunidades de sete municípios que participam ativamente do projeto de 135 mil hectares em conjunto com outros parques da região, reserva de terra para povos indígenas.

Um novo jeito de compartilhar suas experiências: uma rede social de aventura

Na era das redes sociais, a aventura também virou motivo para a criação de mais uma plataforma para compartilhamento de experiências. A AventureBox, no ar desde julho de 2015, é uma rede criada pelo professor e aventureiro Renan Cavichi, com o objetivo de tornar públicas as aventuras dentro de perfis. Cada pessoa pode ter seu perfil, em que montará o chamado "Portfólio de conquistas". Cada post de conquista pode ter vários recursos para enriquecer com o máximo de detalhes os momentos vividos. É possível compartilhar o relato textual do aventureiro, criar um álbum de fotos, adicionar vídeos, fazer um checklist dos itens levados na expedição, e até incluir um registro de GPS, chamado de Trecklog, mostrando o caminho percorrido. Todas estas informações ficam num verbete vinculado ao perfil do aventureiro.

Mesmo quem não tem um perfil na AventureBox pode navegar buscando as aventuras por local de interesse, ou por nome do aventureiro. A ferramenta torna muito mais fácil encontrar informações específicas sobre um local, um tipo de passeio ou esporte. Para seguir conquistando aventureiros, a AventureBox acaba de ganhar uma versão para mobile, além de mais qualidades nas imagens e recursos de edição. Nos próximos meses estão por vir ainda novas funcionalidades como a curva de nível, que torna possível enxergar o relevo nos mapas e adicionar informações de cada lugar por camadas. O Trecklog ganhará gráfico de altimetria e informações como distância percorrida, ritmo, ganho e perda de elevação, e tempo total. Outra novidade que será útil aos montanhistas é a possibilidade de disponibilizar o Croqui de escalada nas aventuras.

Cavichi ainda destaca o Mínimo Impacto, manifesto de valores para a conscientização sobre o meio ambiente com mais de 2 mil visualizações únicas nos últimos 12 meses. "Cada usuário da AventureBox que apoia o manifesto ganha um selo em todas as suas postagens de aventuras, o que mostra que essa pessoa pratica ativamente a preservação do ambiente em suas atividades".

Richard Rasmussen comanda gincana na Adventure Sports Fair

Os fãs que seguiram Richard Rasmussen pela Adventure Sports Fair na primeira das três gincanas que o biólogo e apresentador organiza durante o evento fizeram fila para testar os aparelhos do estande de air soft, a primeira parada do grupo.

No sábado o apresentador lançou também a competição com as crianças, que passaram pela piscina de remada e pela pista de curling.

Decathlon sorteia barraca aos participantes do evento

Airton Bispo dos Santos tirou a sorte grande e foi o primeiro premiado com a barraca da Quechua fornecida pela Decathlon na Adventure Sports Fair. No estande da marca mais um sorteio acontece no domingo, às 19h.

Orientações e mais detalhes podem ser conferidos no link www.adventurefair.com.br/pagina/atracoes

Ingressos:

? 27, 28 e 29/10 (local do evento) - 35,00

Venda online: www.adventurefair.com.br/ingressos

IMPORTANTE: Menores de 12 anos, devidamente acompanhados dos responsáveis legais, podem entrar no evento gratuitamente e mediante assinatura do termo de responsabilidade. Os termos de responsabilidade estarão disponíveis na bilheteria.

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Rodovia dos Imigrantes, km 1,5

São Paulo - SP

04329-900

O post Atrações, debates e palestras reúnem público fiel e especialistas em ecoturismo e esportes de aventura na Adventure Sports Fair apareceu primeiro em Cuiaba Hoje.

Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br