Gente que vive de aventuras

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

A convite da World Adventure Society (WAS), grupo composto por aventureiros e viajantes de todo o mundo que compartilham suas experiências, participamos da 2ª edição do Adventure Crossroads, que consiste em eventos de porte pequeno e que antecedem a grande feita Adventure Sports Fair.

Nesses encontros menores, grandes aventureiros são convidados a dividirem com o público suas histórias de grandes jornadas, de mudança no estilo de vida e realização de sonhos. Em apresentações rápidas seguidas de um painel de perguntas e respostas, os encontros Crossroads enchem o público de energia para continuar lutando por seus sonhos. Afinal, ali estabelecemos excelentes contatos com outros aventureiros e vemos, na prática, que é possível vivermos daquilo que nos faz feliz, contanto que trabalhemos firme em nossos propósitos.

De tão inspirador que foi conhecer mais de perto a história daqueles aventureiros, a única conclusão que poderíamos ter era de compartilhar um pouquinho desses relatos, para que vocês também possam acreditar com mais força nos seus sonhos e buscar mais informações sobre cada um dos aventureiros e suas jornadas individuais.
 

Renato Castanho

O primeiro a fazer sua breve apresentação foi Renato Castanho. Ele é cinegrafista profissional e praticante de um monte de modalidades de esportes radicais, como surf, mergulho, escalada em rocha, em gelo, snowborad, motocross, rally, mountain bike… ufa!

Já realizou uma série de expedições e grandes jornadas pelo planeta, sempre buscando as mais incríveis imagens para registrar e compartilhar com o mundo. Ganha a vida basicamente filmando e fotografando as grandes aventuras que realiza e comercializando estes materiais com grandes empresas de mídia ou não, como AXN, National Geographic e Toyota.

Um de seus trabalhos mais memoráveis foi realizar uma expedição pela Amazônia e mostrar a realidade da floresta para mais de 130 países. A série foi, inclusive, um case de sucesso de branding que gerou excelentes resultados para a marca patrocinadora.
 

Alcides Falanghe e Tatiana Zanardi

A história desse casal foi ainda mais inspiradora para mim e para o Will, afinal a vida deles dentro de um veleiro nas Ilhas Virgens Britânicas, no Caribe, começou há cerca de 5 anos, depois de trabalharem por 20 anos no mundo corporativo em São Paulo.

Mergulhadores e apaixonados pelo fundo do mar, decidiram investir suas economias na compra de um barco para velejar o mundo. Porém, ao chegarem ao Caribe, se apaixonaram tanto pelo lugar que estão lá há alguns anos, recebendo turistas para mergulho e para experimentarem a vida embarcados, e ainda não sabem quando darão continuidade à jornada pelo mundo…. e não têm pressa!
 

Vicente Albanez

Certamente o relato mais emocionante de todos e uma das histórias mais lindas que já conheci. Vicente é mergulhador e, há 25 anos, possui um projeto de Inclusão no Mergulho. Ou seja, dá aulas de mergulho para pessoas com todo tipo de deficiência, desde físicas, intelectuais, idosos, enfermos e etc.

Já visitou mais de 160 países e leva sua filosofia de inclusão e igualdade para todos os cantos do mundo. Ouvi-lo contar suas histórias é emoção garantida, já que ele fala e trabalha com a alma e o coração.

E depois de tantos relatos incríveis que deram a maior injeção de ânimo para os aventureiros em início de carreira 🙂 , o desfecho do evento foi igualmente interessante, já que pudemos conhecer diversas pessoas (normais, como eu e você) que ainda não colocaram seus sonhos em prática, estão em fase de planejamento ou de descoberta sobre o que querem fazer da vida.

Entre eles, conhecemos o casal do projeto IPA Dive que, assim como eu e o Will, decidiram mudar o rumo de suas vidas para realizar sonhos e viver de forma mais plena e feliz. Estão a todo vapor no planejamento de sua jornada pelo mundo a bordo de um veleiro e, certamente, essa aventura mudará o rumo de suas escolhas para sempre!

Todos esses relatos, e outros tantos que temos buscado na web, possuem um discurso em comum: Realizar os sonhos é o primeiro grande passo que demanda planejamento e trabalho, mas viver deles é o principal desafio para o resto da vida. Quem quer de todo o coração e não tem medo de lutar, encontra os caminhos.