PROMOÇÃO

Balneário Camboriú integra o circuito Costa Verde & Mar com muita opções de cicloturismo

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.


Montanhas, vales e praias, o cenário não poderia ser melhor. O novo circuito de cicloturismo brasileiro, o único do país a reunir litoral e interior, é a mais nova opção de viagem sobre duas rodas.

Balneário Camboriú tem vias urbanas e também rurais, no litoral e matas para o turista realizar cicloturismo. Foto: Divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú

São aproximadamente 270 quilômetros divididos em seis trechos, passando pelas cidades de Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O projeto foi inspirado no sucesso do Circuito de Cicloturismo Vale Europeu, na região de Blumenau, também em Santa Catarina. Ele foi criado em 2006, sendo o primeiro roteiro planejado do Brasil para viagens de bicicleta.

O Circuito de Cicloturismo Costa Verde & Mar foi lançado durante a Adventure Sports Fair, feira de esportes de aventura, realizada em São Paulo. O projeto também é resultado da motivação feita pelo Ministério do Turismo aos municípios turísticos, para regionalizar o turismo brasileiro priorizando roteiros que integrem várias cidades.

CLIQUE E CONFIRA TODOS OS CONTEÚDOS SOBRE O CIRCUITO COSTA VERDE E MAR

O surgimento do cicloturismo aconteceu na Europa, continente onde as viagens de bicicleta são muito comuns.

E não é para menos que muitos grupos já apostam no cicloturismo para movimentar o setor de receptivos. A maioria dos ciclistas, que se utilizam desse transporte para conhecer lugares novos e retornar aos conhecidos, é visitante com potencial econômico aparente, de acordo com o perfil apresentado.

São homens com idade entre 26 e 35 anos, sendo a maior parte casada e que chega a pedalar entre 50 a 100 quilômetros por dia (52%). Se hospedam em hotéis e pousadas (46%), em informações que obtiveram através da Internet (46%). Esse foi o resultado de pesquisa realizada pelo portal virtual Clube do Cicloturismo, na qual também foi apontado que 95% dos ciclistas estavam insatisfeitos com o cicloturismo no Brasil.

Alguns cliques feitos que mostram Balneário Camboriú. Fotos: Divulgação / Santa Catarina Turismo

ANO TODO

O cicloturista tem liberdade para escolher o roteiro que convier a sua viagem. Em média, são 50 quilômetros diários, que podem ser percorridos também durante o tempo escolhido pelo participante.

Uma das metas do Consórcio Costa Verde & Mar é aumentar o número de empresas e instituições parceiras ao roteiro criado. A participação e participação é gratuita. O empresário ou responsável disponibiliza a infraestrutura existente para que o cicloturista possa se orientar e receber o selo de trajeto.

Alguns cliques feitos que mostram Balneário Camboriú. Fotos: Divulgação / Santa Catarina Turismo

Nos trechos colocados no mapa do cicloturista, existe sinalização que indica o percurso, a distância percorrida desde o início, a que foi realizada entre o último trecho e o atual, e também quanto falta para a próxima sinalização. Quando terminar um dos seis trechos, o cicloturista recebe um carimbo correspondente ao percurso realizado e um certificado de cumprimento do circuito.

BELAS PAISAGENS

A região entre Balneário Piçarras e Bombinhas é muito procurada pelos turistas por causa das inúmeras paisagens naturais de grande beleza. São estradas asfaltadas e de terra(a maioria de terra) que sobem e descem morros por entre o verde da Mata Atlântica e o cultivo agropecuário. Vários pontos servem de mirantes para que as praias e paisagens possam ser melhor admiradas. O ciclista acompanha a rota por sinalização com setas amarelas e ao final de cada trecho, há locais para que o cicloturista possa passar a noite.

TRECHO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

O primeiro trecho, de Balneário Camboriú, pode ser iniciado de três maneiras: pelo Parque Unipraias, no Portal de Informações Turísticas da Rodoviária, ou ainda no Portal de Informações Turísticas da Avenida do Estado. Em um desses locais o cicloturista recebe o guia do trajeto, o carimbo de saída e informações necessárias. Ele obrigatoriamente deve passar no Unipraias, percorrer os 6,7 quilômetros de orla da Praia Central até às passarelas de madeira do Pontal Norte. Em um dos locais parceiros, o cicloturista poderá receber o selo de passagem pela cidade, a lista desses participantes poderá ser adquirida no portal da internet www.costaverdemar.com.br .

Adicionar legenda

No Pontal Norte percorre 800 metros de passarelas, onde encontrará mirantes e escadas de acesso às praias. Depois toma como trajeto a Estrada da Rainha até a Praia Brava, em Itajaí, podendo percorrê-la integralmente até a praia de Cabeçudas. Segue contornando a Costa de Itajaí e suas praias até a Avenida Beira Rio, ao sul da cidade. Depois atravessa o rio Itajaí-Açu pelo Ferry Boat, prosseguindo pelas praias de Navegantes. Na sequência, alcança o município de Penha também pela orla, e depois Balneário Piçarras tomando como rumo o interior da região. Este é o primeiro trecho que compõe o circuito e termina no Portal de Turismo de Balneário Piçarras, após 49,8 quilômetros de

trajeto.

E assim pedala a humanidade... do Cicloturismo. Sente só! Isso é circuito Costa Verde & Mar! Dá uma conferida no que o Lobi está conhecendo e no que já visitou, acesse https://goo.gl/CSwEhv agora e saiba tudo. ?????????? #CostaVerdeEMar #SantaCatarina #Cicloturismo #Ciclotur #Lobi #AmigosDoLobi #curta #compartilhe #comente #Bicicleta #BikeLike #top #DescobrindoSC #VenhaDescobrir #SantaCatarina #Praia

Publicado por Lobi em Sábado, 30 de setembro de 2017

Todas as informações estão disponibilizadas em um guia que é distribuído pelo Consórcio Costa Verde & Mar (CITMar) e também no portal www.costaverdemar.com.br . Nele há a descrição de cada um dos seis trechos, com estatísticas de cada localidade, o comércio, os pontos turísticos por onde o trajeto passa e vários dados e dicas importantes para que o cicloturista consiga cumprir o trecho aproveitando o máximo possível de cada percurso.

Silvia Bomm

Divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú

Abeta Naui worldadventuresociety Radio Bandeirantes Band News FM Canal Off 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada Challenging your Dreams colunadeturismo diariodoturismo extremos gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque Qual Viagem Revista viaje mais Travejante Vagabundo Profissional Viajar e simples Viajando por esporte Viva Saude Web Venture .fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br