FALTAM 10 DIAS

Balneário Camboriú integra o circuito Costa Verde & Mar com muita opções de cicloturismo

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.


Montanhas, vales e praias, o cenário não poderia ser melhor. O novo circuito de cicloturismo brasileiro, o único do país a reunir litoral e interior, é a mais nova opção de viagem sobre duas rodas.

Balneário Camboriú tem vias urbanas e também rurais, no litoral e matas para o turista realizar cicloturismo. Foto: Divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú

São aproximadamente 270 quilômetros divididos em seis trechos, passando pelas cidades de Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O projeto foi inspirado no sucesso do Circuito de Cicloturismo Vale Europeu, na região de Blumenau, também em Santa Catarina. Ele foi criado em 2006, sendo o primeiro roteiro planejado do Brasil para viagens de bicicleta.

O Circuito de Cicloturismo Costa Verde & Mar foi lançado durante a Adventure Sports Fair, feira de esportes de aventura, realizada em São Paulo. O projeto também é resultado da motivação feita pelo Ministério do Turismo aos municípios turísticos, para regionalizar o turismo brasileiro priorizando roteiros que integrem várias cidades.

CLIQUE E CONFIRA TODOS OS CONTEÚDOS SOBRE O CIRCUITO COSTA VERDE E MAR

O surgimento do cicloturismo aconteceu na Europa, continente onde as viagens de bicicleta são muito comuns.

E não é para menos que muitos grupos já apostam no cicloturismo para movimentar o setor de receptivos. A maioria dos ciclistas, que se utilizam desse transporte para conhecer lugares novos e retornar aos conhecidos, é visitante com potencial econômico aparente, de acordo com o perfil apresentado.

São homens com idade entre 26 e 35 anos, sendo a maior parte casada e que chega a pedalar entre 50 a 100 quilômetros por dia (52%). Se hospedam em hotéis e pousadas (46%), em informações que obtiveram através da Internet (46%). Esse foi o resultado de pesquisa realizada pelo portal virtual Clube do Cicloturismo, na qual também foi apontado que 95% dos ciclistas estavam insatisfeitos com o cicloturismo no Brasil.

Alguns cliques feitos que mostram Balneário Camboriú. Fotos: Divulgação / Santa Catarina Turismo

ANO TODO

O cicloturista tem liberdade para escolher o roteiro que convier a sua viagem. Em média, são 50 quilômetros diários, que podem ser percorridos também durante o tempo escolhido pelo participante.

Uma das metas do Consórcio Costa Verde & Mar é aumentar o número de empresas e instituições parceiras ao roteiro criado. A participação e participação é gratuita. O empresário ou responsável disponibiliza a infraestrutura existente para que o cicloturista possa se orientar e receber o selo de trajeto.

Alguns cliques feitos que mostram Balneário Camboriú. Fotos: Divulgação / Santa Catarina Turismo

Nos trechos colocados no mapa do cicloturista, existe sinalização que indica o percurso, a distância percorrida desde o início, a que foi realizada entre o último trecho e o atual, e também quanto falta para a próxima sinalização. Quando terminar um dos seis trechos, o cicloturista recebe um carimbo correspondente ao percurso realizado e um certificado de cumprimento do circuito.

BELAS PAISAGENS

A região entre Balneário Piçarras e Bombinhas é muito procurada pelos turistas por causa das inúmeras paisagens naturais de grande beleza. São estradas asfaltadas e de terra(a maioria de terra) que sobem e descem morros por entre o verde da Mata Atlântica e o cultivo agropecuário. Vários pontos servem de mirantes para que as praias e paisagens possam ser melhor admiradas. O ciclista acompanha a rota por sinalização com setas amarelas e ao final de cada trecho, há locais para que o cicloturista possa passar a noite.

TRECHO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

O primeiro trecho, de Balneário Camboriú, pode ser iniciado de três maneiras: pelo Parque Unipraias, no Portal de Informações Turísticas da Rodoviária, ou ainda no Portal de Informações Turísticas da Avenida do Estado. Em um desses locais o cicloturista recebe o guia do trajeto, o carimbo de saída e informações necessárias. Ele obrigatoriamente deve passar no Unipraias, percorrer os 6,7 quilômetros de orla da Praia Central até às passarelas de madeira do Pontal Norte. Em um dos locais parceiros, o cicloturista poderá receber o selo de passagem pela cidade, a lista desses participantes poderá ser adquirida no portal da internet www.costaverdemar.com.br .

Adicionar legenda

No Pontal Norte percorre 800 metros de passarelas, onde encontrará mirantes e escadas de acesso às praias. Depois toma como trajeto a Estrada da Rainha até a Praia Brava, em Itajaí, podendo percorrê-la integralmente até a praia de Cabeçudas. Segue contornando a Costa de Itajaí e suas praias até a Avenida Beira Rio, ao sul da cidade. Depois atravessa o rio Itajaí-Açu pelo Ferry Boat, prosseguindo pelas praias de Navegantes. Na sequência, alcança o município de Penha também pela orla, e depois Balneário Piçarras tomando como rumo o interior da região. Este é o primeiro trecho que compõe o circuito e termina no Portal de Turismo de Balneário Piçarras, após 49,8 quilômetros de

trajeto.

E assim pedala a humanidade... do Cicloturismo. Sente só! Isso é circuito Costa Verde & Mar! Dá uma conferida no que o Lobi está conhecendo e no que já visitou, acesse https://goo.gl/CSwEhv agora e saiba tudo. ?????????? #CostaVerdeEMar #SantaCatarina #Cicloturismo #Ciclotur #Lobi #AmigosDoLobi #curta #compartilhe #comente #Bicicleta #BikeLike #top #DescobrindoSC #VenhaDescobrir #SantaCatarina #Praia

Publicado por Lobi em Sábado, 30 de setembro de 2017

Todas as informações estão disponibilizadas em um guia que é distribuído pelo Consórcio Costa Verde & Mar (CITMar) e também no portal www.costaverdemar.com.br . Nele há a descrição de cada um dos seis trechos, com estatísticas de cada localidade, o comércio, os pontos turísticos por onde o trajeto passa e vários dados e dicas importantes para que o cicloturista consiga cumprir o trecho aproveitando o máximo possível de cada percurso.

Silvia Bomm

Divulgação / Prefeitura de Balneário Camboriú