Adventure Sports Fair registra movimento intenso e expositores fazem análise positiva

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Datas da edição 2017 da feira são anunciadas; programação de palestras e oficinas foi muito procurada.

A 17ª edição da Adventure Sports Fair, que aconteceu entre 12 e 16 de outubro no São Paulo Expo, teve intenso movimento. Mais de 25 mil visitantes lotaram o pavilhão de exposições e a área externa do evento para conhecer, praticar e saber mais sobre os esportes e o turismo de aventura.

Sempre com longas filas, o tanque de mergulho foi uma das atrações interativas mais concorridas, recebendo mais de 1.000 aspirantes a mergulhadores neste ano, recorde da atração na história da feira. Ao sair da experiência submersa, a estagiária da área de turismo Júlia Oliveira, 20 anos, estava maravilhada. “Achei sensacional. É realmente muito bom, e nos falaram que no mar é três vezes melhor. Se no tanque já é demais, no mar deve ser realmente incrível”, afirmou ela, que teve contato com a modalidade pela primeira vez.

Dois circuitos de automodelismo oferecidos pela Bardahl, apoiadora oficial da feira, também atraíram a atenção de muita gente, assim como a parede de escalada, queridinha do público.

Animados também estavam os expositores, que tiveram a chance de apresentar seus produtos e ainda fechar muitos negócios durante os cinco dias da Adventure Sports Fair. “A feira é muito importante para estimular mais o mundo outdoor na vida das pessoas. Veio muita gente iniciante na prática dos esportes em nosso estande. O evento teve bastante público, foi muito positivo, mais do que a gente imaginava”, analisou Gabriela Assunção, da Nautika.

José Luis Mina, gerente de marketing de produto da Chevrolet, uma das patrocinadoras do evento, enfatizou a importância de estar presente. “A feira é muito bacana. Houve bastante adesão dos visitantes, que gostaram do nosso lançamento. Foi uma experiência muito boa estar aqui. O espírito aventureiro está presente em todas as faixas etárias, e nossos carros atendem perfeitamente aos desejos desses clientes. O segmento aventureiro vem crescendo ano a ano, não dá para ficar fora dele, e queremos estreitar nosso relacionamento com esse público-alvo.” Durante o evento, a marca lançou o modelo S10 Advantage.

Representante da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Edna Slavec destacou a relação do estado com o amante dos esportes e turismo de aventura. “Os aventureiros gostam muito do Mato Grosso do Sul. Estamos muito satisfeitos com a organização, fomos muito felizes aqui. Ficamos exauridos de tanto falar com os visitantes. Estamos levando inúmeros cartões de visita, muitos contatos de pessoas que não vêm só visitar (o estande), mas que vêm com a finalidade de viajar. O fechamento de negócios foi excelente, estamos agradecidos.”

Outras empresas de turismo que apostaram no sucesso da feira foram a To Go Travel, também patrocinadora, e a MMT Gapnet, que promoveu um seminário para mais de 400 agentes de viagem no primeiro dia.

Já Andrea Tami Ikeizumi, gerente geral no Brasil da Sport Squad, também fez um balanço positivo. “Logo no primeiro dia vendemos tudo o que conseguimos trazer na bagagem. A procura foi muito grande e temos uma lista enorme de e-mails que coletamos para entrar em contato e vender depois. A avaliação é bem positiva. Fizemos contatos com fornecedores importantes e empresas do varejo”, disse. Esta empresa americana representa a marca de materiais de tênis de mesa profissional Joola, os robôs voltados para o tênis de mesa iPong e a Hit Mit, raquete de frescobol em forma de luva.

Fundador da feira, Sergio Bernardi qualificou a edição deste ano como vitoriosa. “Tivemos um bom conteúdo, mantivemos as atrações interativas e trouxemos temas importantes à discussão. O FITS (Fórum Interamericano de Turismo Sustentável), por exemplo, abordou temas relevantes sobre a sustentabilidade no turismo. Contamos também com importantes marcas do setor automobilístico, o que agregou bastante à feira, e as atrações externas também merecem destaque. De maneira geral, o evento serviu para dar um novo impulso ao mercado como um todo.”, disse ele, confirmando que o volume de negócios transacionados durante e após a feira deve superar R$ 12 milhões.

Palestras, oficinas de aventura e Fórum

Além das atrações interativas, no último dia de Adventure Sports Fair os visitantes puderam assistir a uma série de palestras. Filhas de Amyr Klink, Laura, Tamara e Marininha falaram sobre suas férias na Antártida e as experiências que viveram ao lado do pai. Já o montanhista Odair Henrique Neto ministrou a oficina de aventura “Montanhismo: iniciando a vida de aventureiro”, na qual deu dicas para quem está começando a praticar a atividade. “A importância da feira é aproximar as pessoas das atividades para renovar a base de praticantes e impedir que envelheça”, analisou Neto.

Outro ponto alto da programação foi o FITS (Fórum Interamericano de Turismo Sustentável), que contou com a presença de representantes do Ministério do Turismo, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do SENAC, entre outras importantes entidades de meio ambiente como a SOS Mata Atlântica e de turismo de aventura. “Tivemos uma tarde de apresentações de casos positivos onde a vontade de fazer se impôs frente às dificuldades e os resultados se sobressaíram aos problemas. Parabéns a todos.”, afirmou Claudio Maretti, Diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do Instituto.

Para completar, algumas celebridades como os atores Caio Castro, Max Fercondini e Amanda Richter, também estiveram presentes na feira para conversar com o público.

A próxima edição da Adventure Sports Fair já tem data para ocorrer: de 26 a 29 de outubro de 2017, novamente no São Paulo Expo.

A Adventure Sports Fair 2016 contou com o patrocínio das empresas To Go Travel e Chevrolet e apoio da Bardahl. A organização foi da Promotrade e promoção/realização da Fagga | GL events exhibitions.

Mais informações em http://www.adventurefair.com.br/, na fanpage https://www.facebook.com/AdventureFair/ e no Instagram https://www.instagram.com/adventuresfair/.