FAQ

Maranhão promove destinos de aventura na maior feira do setor na América Latina

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), está participando da Adventure Sports Fair, o maior evento da América Latina dedicado ao mercado de esportes e turismo de aventura, realizada em São Paulo até domingo. Além da equipe de promoção e marketing da Sectur, empresários do Pola da Chapada das Mesas e dos Lençois Maranhenses estão participando do evento.

Durante os cinco dias de feira, o Maranhão vai promove os parques nacionais do estado em um estande de 32m², onde será distribuído material promocional, além de contar com uma equipe de técnicos e empresários do turismo para atendimento ao público. Chapada das Mesas e Lençois Maranhenses são excelentes cartões postais para quem, além de lazer, busca aventura e esportes radicais, no Maranhão.

“O Maranhão é privilegiado e rico em paisagens que favorecem a prática de esportes radicais como o kitesurf, trekking e rapel, por exemplo. Essa feira reúne os mais importantes destinos da América do Sul e outros continentes, e dará grande visibilidade aos pólos turísticos maranhenses que atendem à proposta do evento. Isso favorece a efetivação de contatos comerciais e a realização de negócios com agentes de viagens nacionais e internacionais, aquecendo, então, o nosso turismo”, explica o secretário adjunto de Turismo da Sectur, Hugo Veiga.

Turismo de Aventura

Geografia privilegiada com chapadas, rios, cachoeiras, deserto e uma extensa costa litorânea faz do Maranhão um destino incomparável para quem procura aventura em cenários naturais, exclusivos e surpreendentes. Desde o trekking pelas dunas do Parque dos Lençóis Maranhenses, passando pela canyoning e rapel na Chapada das Mesas, a natureza parece desafiar a curiosidade daqueles que gostam de um pouco mais de adrenalina.

Realizada desde 1999, a feira Adventure Sports Fair se tornou referência no segmento por reunir as principais marcas, destinos, agências governamentais e Organizações Não Governamentais (ONGs) do setor. Para a edição de 2016, a Sectur vai ambientar o estande com paisagens paradisíacas dos Lençois Maranhenses e Chapada das Mesas.

Polo Chapada das Mesas

Práticas Verticais: Rapel, Canionismo e Tirolesa

Carolina

Santuário Ecológico de Pedra Caída

A 35 Km de Carolina, fica o santuário ecológico de Pedra Caída, um complexo que possui três quedas d’água, sendo que a principal delas despenca de uma altura de 46 metros. A emoção maior é caminhar no interior de um majestoso cânion para apreciar e mergulhar no poço que se forma lá embaixo. O local oferece possibilidades de praticar diversas atividades de aventura, desde as mais leves às mais pesadas, como passeios em veículos traçados, caminhadas, rapel e tirolesa, lembrando que a de Pedra Caída é uma das mais altas e longas do país, atingindo 1.200 metros de comprimento e cerca de 200 metros de altura.

No sudoeste do Maranhão, a Chapada das Mesas é sinônimo de aventura. A cidade de Carolina já foi palco de várias edições do Rally dos Sertões. Mas com suas cachoeiras, rios, trilhas e canions, a região oferece oportunidade para todo mundo se exercitar e entrar num harmonioso e emocionante contato com a natureza. As opções são diversas. Desde uma simples caminhada, passando por tirolesa e rapel. Mas a aventura maior mesmo é descobrir esse paraíso.

Trekking até Morro do Chapéu

O trekking até o Morro do Chapéu é uma subida de 365m em rocha arenítica e, portanto, exige preparo físico e habilidade dos praticantes. É o ponto mais alto da Chapada. Esse passeio é ainda mais interessante pelas lendas místicas que envolvem o Morro do Chapéu. Dizem que o Morro era o principal ponto dos ritos indígenas da região.

Polo Lençois Maranhenses

Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão

Trekking no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Atravessar o Parque Nacional dos Lençóis e enfrentar suas areias fofas, o sol e o calor, exige bastante preparo físico. Os percursos iniciam de madrugada para evitar a exposição ao sol mais intenso, que começa por volta das 10h. Os roteiros variam e podem durar de 2 a 5 dias, dependendo do trajeto percorrido, e incluem paradas nos povoados do parque.

Podem começar por Atins, parando em Baixa Grande. O percurso direto leva seis horas de caminhada. Daqui, seguir até Queimada dos Britos, em cerca de 3h de caminhada e de madrugada ou na manhã seguinte partir rumo a Santo Amaro.

Todo o trajeto de travessia, desde Atins, é feito entre dunas que podem chegar até 40 metros de altura com suas curvas insinuantes e lagoas de águas cristalinas, transparentes e tonalidades que variam do azul ao verde.

A aventura, em um cenário tão raro, acompanhada da vivência nestes povoados, é uma experiência inigualável.

Expedições Fotográficas nas dunas dos Pequenos Lençóis

Os Pequenos Lençóis correspondem a uma Área de Proteção Ambiental na zona de amortecimento do Parque Nacional. Entre os equipamentos imprescindíveis, quando se decide atravessar esse deserto, estão filmadoras e câmeras fotográficas. As paisagens são impressionantes e as imagens que serão captadas ali serão únicas.

Boia cross

Com águas cristalinas e cercado por buritizais, o Rio Formiga, localizado no povoado de Cardosa, próximo a Barreirinhas, é mais uma das atrações dos Lençóis.

Ideal para relaxar apenas tomando banho ou aproveitando para praticar o boia cross, uma descida divertida no rio lento, raso e cristalino. Dica de aventura leve, que garante uma hora de puro divertimento.

abeta naui worldadventuresociety radiobandeirantes bandnewsfm canaloff 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada overlanderbrasil cinemark colunadeturismo diariodoturismo extremos feirasenegocios gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro /revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque qualviagem revistaviajemais travejante Vagabundo.Profissional viajaresimples viajandoporesporte viva-saude webventure woohoo fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br