PROMOÇÃO

GM, Bardahl e Triumph apostam no setor de aventura

Clique aqui para ler a matéria direto da fonte.

Depois que o surfe, a escalada e o skate foram anunciados como parte da Olimpíada de Tóquio, a tendência é que os esportes e o turismo de aventura ganhem mais visibilidade e consequentemente mais adeptos.

Esta indústria movimenta anualmente cerca de US$ 345 bilhões no mundo – em viagens, equipamentos, vestuário e acessórios – e será o tema principal da Adventure Sports Fair, que acontece de 12 a 16 de outubro no São Paulo Expo, na capital paulista.

Grandes marcas como , GM, Bardahl e Triumph já confirmaram presença, de olho no mercado consumidor.

Elas têm razão. A vida ao ar livre é cada vez mais celebrada por pessoas de alto poder aquisitivo.

Um estudo sobre turismo de aventura feito em 2013 pela Universidade George Washington, em parceria com a Adventure Travel Trade Association (Associação do Trade de Viagens de Aventura), mostra o perfil dos praticantes: 71% deles têm um passaporte válido, a idade média é de 36 anos e a renda média mensal é de US$ 3.900 (cerca de R$ 12.870 reais).

Além disso, 48% são solteiros, ou seja, mais dispostos ao consumo.

O gasto médio no mundo com viagens de aventura, excluindo equipamentos e passagens aéreas, passou de US$ 593 por pessoa em 2019 para US$ 947 em 2012, o que representa um crescimento de cerca de 20% ao ano.

Se considerarmos apenas sul-americanos, o aumento no mesmo período foi da ordem de 25% ao ano para aventuras leves e de espantosos 85% ao ano para aventuras extremas (modalidades como escalada, heliski, kitesurf, paragliding e trekking).

No caso de pacotes completos comercializados por operadoras e agências de turismo, o valor individual investido por roteiros de oito dias é, em média, de US$ 3 mil, mas este número pode quadruplicar em casos extremos, como, por exemplo, na escalada do Everest.

Só a permissão para ingresso na montanha custa US$ 11 mil, e o valor pode chegar a US$ 48 mil se somarmos passagens, guias, equipamentos, etc.

Outro dado interessante é que o número de turistas americanos e europeus que se identificam como viajantes de aventura subiu de 26,3% em 2009 para 41,9% em 2012.

Isso abrange qualquer pessoa que tenha tido a aventura como tema principal de sua mais recente viagem.

A importância do segmento de aventura é tão grande que em 2014 a Organização Mundial do Turismo (OMT) preparou um relatório global sobre o tema. Uma das conclusões foi que a América do Sul é uma das regiões preferidas deste tipo de viajante.

Serviço
Adventure Sports Fair
12 a 16 de outubro
São Paulo Expo – São Paulo
Rodovia dos Imigrantes, km 1.5
Horários: quarta-feira, das 10h às 21h; quinta e sexta, das 14h às 21h; sábado, das 10h às 21h; e domingo, das 10h às 19h.
www.adventurefair.com.br

Abeta Naui worldadventuresociety Radio Bandeirantes Band News FM Canal Off 4x4brasil ajanelalaranja adventuremag aventurebox blogdescalada Challenging your Dreams colunadeturismo diariodoturismo extremos gazetaesportiva guiaviajarmelhor gpm hoteliernews istoe istoedinheiro revistaecoturismo macamp nadapedalacorre overlanderbrasil portadeembarque Qual Viagem Revista viaje mais Travejante Vagabundo Profissional Viajar e simples Viajando por esporte Viva Saude Web Venture .fagga saopauloexpo
Local do Evento
SÃO PAULO EXPO
Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5
São Paulo, Brasil
COMERCIAL
+55 11 5067-1717 | 1770
comercial@adventurefair.com.br
INFORMAÇÕES, DÚVIDAS E SAC:
FALE CONOSCO
+55 11 5067-1717
+55 11 5067-1770
Atendimento: 09h às 20h
contato@adventurefair.com.br
Dúvidas:
COMPRA DE INGRESSO
SAC: Clique aqui
+55 (11) 4003-2051

Trade e Convidados
CREDENCIAMENTO
+55 (11) 2129-6323
credenciamento@credenciamentoweb.com.br